Pesquisa e Desenvolvimento aceleram lançamento de redes LTE-Advanced e 5G

MobilidadeRedes

A 5G Americas anuncia novo relatório que analisa o desenvolvimento de tecnologias sem fio para implementação das redes de nova geração. “LTE para 5G: A Inovação em Tecnologias Celulares e de Banda Larga” foi desenvolvido pela Rysavy Research e reflete o escopo dos avanços mais importantes para tecnologias sem fio em 2017.

A associação setorial e voz da 5G e LTE nas Américas, refere que ainda que estamos na fase inicial do desenvolvimento dos padrões 5G, mas é possível que uma versão “não autônoma” seja implementada até 2019.

“O futuro da banda larga móvel, que inclui a LTE-Advanced e a 5G, é muito promissor, e suas capacidades não param de crescer”, indicou Chris Pearson, Presidente da 5G Americas. “Os padrões e os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento focados na tecnologia 5G estão adiantados e pode ser possível implementar a tecnologia em ambientes comerciais antes do previsto. Em 2021, a LTE deve representar 4,7 bilhões de conexões em 2021 (WCIS, Ovum); as tecnologias LTE e a 5G devem ser amplamente interdependentes até o final da década de 2020”, acrescentou o executivo.

As operadoras terão muito oportunidades de investir em inovações para suas 530 redes comerciais LTE, como Voz-sobre-LTE, MIMO de ordem maior, capacidades da Internet das Coisas (IoT) em IoT de Banda Estreita (Narrowband-IoT), Comunicações Veículo para Todo (V2X), entre outras.

Assim, esses provedores poderão melhorar o desempenho, a eficiência e a capacidade de suas redes e viabilizando novos setores verticais.

A 3GPP implementou o processo de padronização da 5G, que incluiu um estudo da tecnologia Novo Rádio (NR) com opções autônomas e não autônomas. A organização deve concluir a primeira fase da opção Não Autônoma da 5G NR para Banda Larga Móvel Avançada até março de 2018. O processo de padronização da 5G deve continuar até 2020, mantendo o desenvolvimento de novos recursos até o final da próxima década.

O relatório LTE para 5G: A Inovação em Tecnologias Celulares e de Banda Larga pode ser baixado aqui.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor