Prefeitura oferece portal de autoatendimento na Grande Florianópolis

InovaçãoProjetosSetor Público

O novo Portal do Cidadão da Perfeitura de Palhoça permite que as demandas dos munícipes possam ser atendidas pela internet, sem a necessidade de deslocamento. O site oferece autoatendimento, emissão de guias de pagamento, abertura de processos e acesso ao cadastro imobiliário da cidade, entre outros serviços.

A Palhoça foi uma das primeiras cidades da Grande Florianópolis a digitalizar a gestão pública municipal e implantou um sistema que melhora a solicitação de serviços pelos cidadãos. A nova plataforma entrou em funcionamento há três semanas, e nesse período já registrou 15% mais acessos do que a versão anterior.

O aumento de utilização do Portal do Cidadão pode ser atribuído ao interesse dos contribuintes em conseguirem resolver seus problemas mais rapidamente e de forma fácil.

Cada cidadão terá de ter um login e uma senha para acessar os serviços dos quais precisa, que estão separados conforme o perfil de quem acessa. Assim, há várias área específicas: bancos, que compreende atividades da secretaria da receita;  cidadãos;  profissionais de contabilidade; engenheiroscom opções ligadas às obras e ao uso do espaço urbano; fornecedores do Executivo municipal; servidores da cidade e tabelionatos que operam em Palhoça.

“Há recursos específicos para quem espera interagir com uma administração verdadeiramente digital. É possível, por exemplo, classificar alguns recursos como “Favoritos” para acessá-los mais rapidamente nos futuros acessos. Como estamos na nuvem, essa designação permanece em qualquer dispositivo que o usuário esteja”, explica Pâmela Eichholz, coordenadora do Portal de Autoatendimento.

 A plataforma foi criada pela IPM Sistemas, especialista no desenvolvimento de softwares e cloud computing para a gestão pública, e está armazenada na nuvem em um data center monitorado ininterruptamente por equipes de especialistas.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor