Toshiba vai investir em nova linha de chips sem a Western Digital

EmpresasMercadoNegócios

A Toshiba informou nesta quinta-feira (3) que investirá em uma nova linha de produção de chips de memória sem sua sócia em joint venture Western Digital, em um golpe para o grupo norte-americano que se opôs à venda planejada dos negócios.

O conglomerado japonês disse que investirá 195 bilhões de ienes (US$ 1,76 bilhão) na linha de produção de chips em Yokkaichi, região central do Japão, um valor 15 bilhões de ienes acima da estimativa original, visto que agora a empresa fará o investimento sozinha.

A nova linha produzirá chips usando tecnologia tridimensional de nova geração, à medida que a Toshiba visa a elevar a proporção de 3D para cerca de 90% no ano fiscal que se encerra em março de 2019.

O conglomerado japonês vem tentando vender a unidade para cobrir um buraco no balanço provocado por sua deficitária unidade nuclear nos Estados Unidos. A Western Digital, que afirma que qualquer acordo precisaria de seu consentimento, se opôs à escolha da Toshiba por um consórcio e apresentou uma oferta concorrente.

Um porta-voz da companhia japonesa disse que, apesar da mais recente decisão de investir sozinha, a Toshiba estava aberta a conversas com a Western Digital sobre planos posteriores.

Em comunicado, a Western Digital afirmou estar decepcionada com a decisão da Toshiba e que também estava determinada a investir no negócio.

*Com informações da Reuters.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor