Varejo é o segmento mais avançado na transformação digital na América Latina

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A pesquisa “SAP Digital Transformation Executive Study: 4 Ways Leaders Set Themselves Apart”, realizado por iniciativa da SAP, mostra como transformação digital está na ordem do dia para as empresas mas que apenas 3% delas estão fazendo esforços para que essa mudança aconteça.

O estudo, que entrevistou mais de 3 mil executivos seniores em 17 países, identificou desafios, oportunidades, valor e tecnologias relevantes usadas na transformação digital e revelou que 84% das companhias globais afirmam que a transformação digital é fundamental para sua sobrevivência nos próximos cinco anos.

As empresas na América Latina e no Brasil têm consciência de que, nos próximos dois anos, a velocidade das mudanças no mercado deve aumentar e 56% das companhias brasileiras esperam um crescimento de receita de 5,1% a 10% a partir da transformação digital já a partir do próximo ano. E 51% delas querem acelerar o mercado.

“Já não se trata mais, para as empresas de todos os segmentos, hoje, de uma simples escolha. A transformação digital é o motor essencial para receitas, lucros e crescimento no mercado”, refere Claudio Muruzabal presidente da SAP LAC e Caribe. 

A pesquisa realizada pela SAP aponta que as empresas estão investindo em Big Data and Analytics (63%), Plataformas de segurança (59%), Mobile (51%), Cloud (50%), IoT (45%) mas que nos próximos dois anos elas investirão prioritariamente em Big Data and Analytics (78%), Cloud (61%), Plataformas de segurança (58%), IoT (53%), Mobile (44 %), Aprendizado de Máquinas / AI (29%).

O estudo também mostra que os maiores desafios às iniciativas de transformação digital no Brasil são a falta de liderança (24%), falta de gerenciamento (19%) e de habilidades na força de trabalho (16%).

A empresa refere ainda que a indústria que mais se está preparando para a transformação digital, estando em pleno desenvolvimento de projetos é o varejo. O setor se encontra em um momento cheio de oportunidades e no qual a inovação é chave para se aproximar e dinamizar a conversa com uma nova geração de consumidores, muito mais atento e exigente.

“O Varejo está-se consolidando como uma das indústrias estratégicas da SAP na América Latina. No primeiro semestre deste ano, as vendas deste setor totalizaram dois dígitos, tanto em soluções na nuvem como em instalações on premises”, diz o executivo.

“A experiência do cliente é a porta de entrada para uma transformação digital bem sucedida e as ferramentas do dia a dia, como as que proporcionam dados emergentes para entender os padrões de comportamento do cliente; a omnicanalidade para gerenciar o relacionamento, e as tecnologias emergentes como a aprendizagem de máquina – capazes até de detectar o humor da pessoa de acordo com seus comentários – são vitais para gerar as respostas desejadas pelas empresas”, completa.

No Brasil, o Grupo Boticário e as lojas Marisa são alguns dos exemplos que adoptaram soluções da empresa alemã para alavancar sua transformação digital.

Para ter acesso à pesquisa completa (em inglês), clique aqui.


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