CNH Digital chega hoje

AppsMobilidadeProjetosSetor Público

CNH Digital, a versão eletrônica da habilitação, será lançada hoje (10) em Goiás com o objetivo de propiciar uma maior mobilidade, praticidade e comodidade. A solução deverá estar implantada em todo o Brasil até fevereiro de 2018.

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica tem o mesmo valor jurídico da impressa e permite fácil validação por autoridades ou órgãos públicos por meio de um aplicativo.

Disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, o app funciona com um QR Code ou certificado digital, que pode ser validado em qualquer altura,  sendo que o cadastro para obtenção da CNH-e deve ser feito no portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Após realizar o cadastro, o usuário vai receber um link por e-mail, com o qual deve realizar o login no aplicativo. O documento fica protegido por uma senha no celular, que deverá ser inserida toda vez que o condutor precisar acessar à habilitação eletrônica.

No futuro, essa mudança vai permitir que um candidato aprovado tenha a Permissão Para Dirigir em apenas 12 horas, sem precisar aguardar a chegada do documento pelo correio ou ir buscar pessoalmente.

A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Detran-GO e o estado será o primeiro a utilizar esse sistema. A previsão do Denatran é que todos os condutores brasileiros tenham acesso à CNH digital a partir de fevereiro do próximo ano.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor