E-xport Brasil é o novo programa para expandir exportações via e-commerce

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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançou o Programa E-xport Brasil, em São Paulo.  A iniciativa envolve um amplo portfólio de serviços para as empresas brasileiras explorarem todo o potencial que o comércio digital tem para impulsionar as exportações nacionais.

O público-alvo da iniciativa são empresas já exportadoras (pelo modo tradicional) com maturidades intermediária, experiente ou internacionalizada. Em um segundo momento, também será trabalhada a internacionalização das plataformas de e-commerce das empresas brasileiras. 

Para já o programa tem como foco inicial explorar os mercados digitais da China, Estados Unidos, Argentina e México, que movimentaram, segundo dados do Euromonitor International, US$ 687 bilhões em 2016 em varejo na internet.

“O E-xport está estruturado para oferecer um atendimento global aos exportadores brasileiros interessados no comércio eletrônico. Teremos um portfólio de serviços semelhante ao que já temos para a exportação tradicional, que alcança capacitação, inteligência de mercado, parcerias estratégicas, realização de campanhas, missões e ações de sensibilização ao empresariado brasileiro em relação ao aproveitamento de plataformas digitais para a exportação”, detalha Roberto Jaguaribe, presidente da Apex-Brasil. 

O portfólio de serviços do Programa E-xport será composto pelos seguintes pilares:

  • Programa de mentoria para empresas brasileiras: envolve capacitação para e-xport com consultores especializados nos quatro mercados estratégicos (China, EUA, México e Argentina). No primeiro ano de execução do E-xport (entre 2017 e 2018), serão selecionadas entre 30 e 100 empresas por mercado;
  • Inteligência: desenvolvimento de e-book sobre como “e-e-xportar” para esses mercados estratégicos; produção de guias por país; levantamento de características como atendimento ao cliente, política de devoluções, entre outros temas importantes; produção de estudos e relatórios; oferta de todo o conteúdo gratuitamente no site da Agência;
  • Realização de campanhas: para aproveitar ações especiais como Black Friday, Single´s Day na China, entre outros;
  • Realização de missões: seleção estratégica de ações para ativação em mercados estratégicos;
  • Realização de roadshows pelo Brasil: com palestras e workshops para sensibilizar e divulgar a nova plataforma de negócios internacionais do país.

Entre as parcerias estratégicas que a Agência já vem estruturando estão marketplaces consolidados no mundo, como Alibaba Group, Amazon e Mercado Livre entre outros, e empresas que prestam serviços para o e-commerce, como pagamento, logística, marketing digital, entre outros.


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