Kaspersky Lab fortalece parceria com INTERPOL

CyberwarGestãoSegurança

A Kaspersky Lab reiterou seu compromisso de colaboração internacional na batalha contra o crime virtual por meio de um acordo de compartilhamento de inteligência de ameaças com a INTERPOL. Depois da rejeição pelo governo norte americano, pode desconfiança das suas ações poderem estar coordenadas com o governo russo, a Kaspersky Lab, mostra que se mantém solida no seu caminho.

Neste acordo foi estabelecida uma estrutura legal para facilitar e amadurecer a cooperação entre a Kaspersky Lab e a INTERPOL com o compartilhamento de dados de inteligência de ameaças sobre as atividades mais recentes de criminosos virtuais, onde quer que elas surjam.
Muitas vezes, as ameaças cibernéticas não respeitam fronteiras. Por isso, a Kaspersky Lab defende a importância da colaboração nesse setor. Os especialistas da empresa têm cooperado regularmente com a Interpol compartilhando suas descobertas originais sobre ameaças virtuais com a polícia dos países membros. Em comunicado a Kaspersky da com  exemplo, o fato de ter participado de uma operação pioneira realizada pela INTERPOL que identificou aproximadamente nove mil servidores de comando e controle (C2) de botnets e centenas de sites comprometidos, inclusive portais governamentais, em vários pontos da região da ASEAN. Entre outras operações de dimensão  mundial. 
 
A cooperação com a INTERPOL  permitiu que os especialistas da Kaspersky Lab testassem e aprimorassem uma ferramenta gratuita de código aberto que pretende facilitar e acelerar as pesquisas de ameaças cibernéticas: reduzindo o tempo de viagem dos pesquisadores e também ajuda as autoridades legais a descobrir mais rapidamente os principais artefatos deixados após um ataque virtual.
 
Com o fortalecimento da relação existente entre as duas organizações, segundo revelou a Kaspersky Lab, o novo acordo formaliza o intercâmbio de dados para respaldar a Interpol nesse tipo de investigações. A intenção é que a Kaspersky Lab compartilhe informações sobre sua pesquisa de ameaças virtuais a fim de ajudar na perícia digital completa para bloquear totalmente os criminosos virtuais.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor