Motorola Solutions redefine conceito de comunicações para segurança pública

RedesSoftware

Novas soluções e comunicações integradas de missão crítica baseadas em software para socorristas por meio de redes LMR e de banda larga foram apresentadas durante a conferência da IACP (International Association of Chiefs of Police), nos EUA.

Uma das ferramentas que a Motorola Solutions anunciou foi o Responder Alert. Esta solução permite automatizar uma série de ações e notificações para ajudar os oficiais de polícia a concentrar-se exclusivamente na sua missão.

Os alertas são enviados automaticamente por meio de um sistema LMR ASTRO 25 usando rádios bidirecionais APX ou redes de banda larga no caso de utilizar dispositivos LTE da Motorola Solutions.

A empresa se associou com provedores de equipamentos de segurança pública para integrar esta ferramenta aos produtos que os oficiais de polícia utilizam diariamente. Por exemplo, quando um oficial saca a sua arma do coldre, o Responder Alert notifica imediatamente ao comando e pode ativar automaticamente a câmera Si500 Motorola Solutions que o oficial leva junto ao corpo e começar a gravar o que acontece no ambiente. 

A solução quando usada com o software CommandCentral Inform, que permite agregar dados por localização, oferece aos comandantes de diferentes órgãos a possibilidade de visualizar nas telas dos seus computadores uma linha do tempo se formando conforme os eventos acontecem, em tempo real.

Outra solução apresentada foi o CommunityConnect, um aplicativo móvel para uma maior participação cidadã em casos que não forem de emergênciam, que permite que utilizadores façam o acompanhamento do estado dos seus casos. A comunidade também pode informar, de maneira anônima, qualquer tipo de crime e enviar provas multimídia, como fotos e vídeos.

Além disso, os órgãos de segurança pública podem transmitir alertas para manter os cidadãos informados sobre situações de emergência que puderem acontecer no seu território, e compartilhar, de maneira pró-ativa, dados sobre crimes locais, representados em um mapa habilitado pelo CrimeReports. 

“Os sistemas LMR da Motorola Solutions são desenvolvidos com múltiplos níveis de resiliência e segurança, sendo utilizados pelos socorristas para suas tarefas diárias e em casos de desastres, como furacões e incêndios incontroláveis. Circunstâncias nas quais é fundamental contar com comunicação instantânea para ajudar as pessoas que estão em situação de vida ou morte,” disse Bruce Brda, vice-presidente executivo de Produtos e Soluções da Motorola Solutions.

“Estamos apresentando novas soluções e conceitos futuros baseados em ASTRO 25 para comunicações de voz de missão crítica e de banda larga de segurança pública a fim de compartilhar dados para inteligência executável. Juntas, as tecnologias proporcionam uma poderosa combinação de soluções que ajudam a melhorar a segurança dos socorristas e das pessoas que eles protegem”.

A Motorola Solutions demonstrou ainda na feira um conceito futuro para o gerenciamento de incidentes baseado em realidade mista para uma visualização multidimensional de eventos à medida que eles acontecem. Um dispositivo de realidade aumentada fornece ao comando uma visão privilegiada da ação para coordenar respostas táticas de maneira remota.

O conceito conta com drones que transmitem vídeo e visão total dos edifícios e um modelo holográfico 3D de qualquer direção, como se fosse um objeto colocado sobre a mesa em frente ao comandante. Além disso, conta com feeds de vídeo e diagramas em tempo real que permitem visualizar rapidamente a localização dos socorristas e de outras pessoas que estiverem no local do incidente.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor