Siemens apresenta inovações em energia em Curitiba

InovaçãoNegócios

Companhia marca presença no SNPTEE 2017, que decorre de 22 a 25 de outubro, em Curitiba, e apresenta com exclusividade o novo PowerLink IP, sistema de comunicação OPLAT para subestações digitais de energia que está pronto para o futuro digital das redes de transmissão.

A Siemens traz ao Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) algumas das principais inovações em energia para o setor. O público presente no evento terá acesso a tudo o que há de mais avançado em tecnologia e inovação para o mercado brasileiro.

O novo PowerLink IP, que será apresentado em exclusivo, é uma solução OPLAT com capacidade de banda estendida, que utiliza uma faixa de frequência de até 256 kHz, permitindo uma taxa de dados de até 2 MBps por direção de transmissão, podendo substituir ou coexistir com vários sistemas OPLAT legados. Além disso, o PowerLink IP possui arquitetura baseada em pacotes, o que reduz e simplifica a instalação, comissionamento, manutenção e treinamentos.

Outra das inovações em demonstração será a tecnologia Process Bus que é formada uma rede entre os equipamentos de pátio e os equipamentos de proteção, controle e supervisão da subestação, com comunicação feita via rede de fibra óptica, de maneira digital, permitindo reduzir significativamente custos com cabos, fiações e outros materiais, além de prover maior segurança na instalação, operação e manutenção da subestação.

Já o Spectrum Power 7 é um sistema SCADA pioneiro pela junção de aplicativos avançados de gerenciamento, como o EMS (Energy Management System) e TNA (Transmission Network Applications), às funções “tradicionais” de supervisão e controle da rede. Essa plataforma integrada permite monitorar, detectar e prever fenômenos de estabilidade e oscilações, simular cenários, destacar áreas críticas da rede e recomendar ações corretivas viáveis. 

O PSS E é uma plataforma para análise e planejamento de sistemas de transmissão de energia. Totalmente customizável, a solução permite ainda adicionar módulos complementares opcionais ao pacote base, oferecendo recursos estendidos aos usuários.

A Siemens apresenta, ainda, uma abordagem holística para ampliar a segurança cibernética das clém do maoncessionárias de energia, envolvendo aspectos de avaliação de situação, planejamento, implementação e integração de sistemas seguros e serviços contínuos para manutenção de segurança ao longo do tempo.

Além do mais, com seu centro de competência mundial situado no Brasil, a Siemens oferece uma gama de soluções relacionadas ao monitoramento de transformadores e reatores que também estará em evidência no seminário.

“Para atender à crescente demanda mundial por energia, a Siemens desenvolve continuamente soluções e tecnologias para transmitir energia, com alta confiabilidade, dos lugares mais remotos aos centros consumidores, por meio de produtos inovadores e altamente competitivos”, afirma Guilherme Mendonça, diretor de Energy Management da Siemens.

Pioneira também em soluções de infraestrutura, automação e de alta tensão, a companhia possui o mais completo portfólio de produtos para o gerenciamento de energia de ponta a ponta no país.

“Atualmente, a base instalada da Siemens na área de energia gera 50% da eletricidade do Brasil. A companhia tem se tornado um agente facilitador além de parceiro tecnológico ideal para desencadear o potencial de energia do país”, acrescenta o executivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor