TRF4 agiliza gestão de processos com apoio de BI

Business IntelligenceData Storage

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4 ), com sede em Porto Alegre, apostou em um sistema de gestão baseado em inteligência analítica. Desenvolvido a partir da plataforma de business intelligence da MicroStrategy, a solução integra todos os sistemas informatizados, institucionais e departamentais da instituição.

Com a solução G4 – Sistema de Gestão da 4ª Região, o TRF4 , que jurisdiciona os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, quer aumentar a celeridade e tornando a prestação jurisdicional mais efetiva para o cidadão, trazendo mais eficiência à Justiça Federal.

O sistema de gestão G4 permite visualizar dados sobre a movimentação processual do acervo dos gabinetes de desembargadores e varas federais; acompanhar informações atualizadas a respeito da quantificação dos processos que estão sendo distribuídos para os gabinetes e o que está realmente sendo produzido por cada um deles; o número de antecipações de tutelas requeridas; mandados de segurança expedidos; pedidos de habeas corpus em andamento; processos que devem ser considerados prioritários; traçar metas; controlar fluxo de trabalho; projetar resultados, entre outras informações. Os relatórios, análises e painéis são atualizados continuamente e de maneira automática.

O projeto está em execução desde junho de 2015. Hoje, ao todo 773 gestores, entre eles os juízes federais, podem acessar via web, inclusive em dispositivos móveis, uma série de painéis, incluindo os direcionados a áreas específicas como Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria, Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais, Gabinetes e Varas.

Os painéis estratégicos, contudo, são de uso geral. Nisso destaca-se o painel de gestão estratégica e acompanhamento das Metas Nacionais e das Específicas da Justiça Federal, tanto por Região, por Seção Judiciária (estados), por Subseção (grupo de cidades) e por unidade judiciária (Gabinetes de Desembargadores, Turmas Recursais e Varas). Além disso, a área de RH também já tem acesso a algumas funcionalidades de Data Discovery da solução da MicroStrategy por meio de planilhas e do Visual Insight.

“Reduzimos com o G4 e com o apoio do BI consideravelmente o tempo de resposta às solicitações de cada unidade, comparando com o desempenho entre aquelas que trabalham com a mesma matéria. Desta forma, é possível identificar, por exemplo, as situações pontuais que poderiam dificultar a tramitação dos processos. O que com certeza agiliza o trabalho e impacta diretamente no ritmo do julgamento e na prestação jurisdicional, aumentando a celeridade e tornando-a mais efetiva para o cidadão”, referiu José Carlos Bonato, assessor de Planejamento e Gestão do TRF4.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor