Atos e SAP com para projetos de atualização de Nota Fiscal Eletrônica

ProjetosSoftware

As empresas brasileiras precisam aderir ao novo modelo 4.0 até abril de 2018.

A Nota Fiscal Eletrônica passou por atualizações e, a partir do dia 6 de novembro, a utilização do novo modelo 4.0 se torna obrigatória para as empresas brasileiras. O prazo de migração para o novo modelo vai até o dia 2 de abril de 2018, quando a antiga versão 3.1 será completamente desativada.

A Atos, parceira Global Platinum SAP e possui cases de projetos de atualização de nota fiscal eletrônica com sucesso. Muitas destas atualizações demandam ações de alta especialização técnica, por isso, é necessário ter uma equipe de TI focada no sistema ou o apoio de um parceiro com expertise e experiência neste processo.

“Trabalhamos com empresas que possuem SAP em suas versões ECC, ECC on Hana e S/4 Hana para todos os segmentos de mercado. Nossa metodologia foi desenvolvida com base nas melhores práticas e um conjunto de lições aprendidas e implementações passadas que aceleraram a coleta de informações e definição de plano de projeto”, assegura o head de Transformação Digital da Atos, Alexandre Morais.

Os processos de migração atendem a todas as alterações definidas para o layout 4.0. Entre elas estão o agrupamento da Alíquota de IPI, novas modalidades de frete, novos campos para indicar forma de pagamento, rastreabilidade do produto, informações sobre o Fundo de Combate à Pobreza, indicador de localidade da transação para operações interestaduais, além da substituição do protocolo de comunicação SSL (Secure Socket Layer) – que será desabilitado – pelo TLS 1.2 (Transport Layer Security). Com a nova versão, também haverá a atualização do ambiente no que tange às notas técnicas ou, se requerido, atualização de versão de ambiente.

Um erro ou a transição incorreta podem impactar na rotina de faturamento da empresa, podendo torná-la indisponível. Quem não cumprir o prazo também pode enfrentar eventuais autuações ou bloqueio do sistema de emissão de notas fiscais. Por isso, é necessária uma equipe de implementação com experiência e conhecimento para fazer todas as atualizações, ajustes, configurações e testes no SAP evitando impactos.