Brasil participa em missão europeia com foco em projetos de inovaçao no setor público

InovaçãoProjetosSetor Público

Especialistas brasileiros do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão estão em missão nas cidades de as cidades de Paris (20 e 21 novembro) e Londres (22 a 24 novembro) com vista a promover uma cooperação técnica, focada exclusivamente em projetos de inovação e de transformação digital na gestão pública.

A missão faz parte das atividades apoiadas pela Iniciativa de Apoio aos Diálogo Setoriais União Europeia – Brasil e será conduzida por Luis Felipe Salin Monteiro, diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública (INOVA), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, acompanhado por Joelson Vellozo Junior, gerente de projetos em Serviços Públicos e por Bruno Palvarini, assessor de Inovação, ambos da equipa do INOVA do MP.

O foco será a promoção e a partilha das melhores práticas de inovação em gestão pública, entre todos os membros da plataforma OPSI (Observatory of Public Sector Innovation), além de serem realizadas, ainda, uma série de visitas e reuniões estratégicas com representantes dos governos francês e britânico.

Em Paris, a comitiva brasileira participou no evento Innovation in Goverment: The New Normal (Inovação no Governo: O novo normal) que abordou os principais projetos da OPSI com países que estão a investir na transformação das suas operações e a melhorar o dia a dia dos cidadãos por meio de soluções inovadoras. Esta plataforma, que agrega projetos e as melhores práticas do setor público, de forma colaborativa, foi desenvolvida pela OCDE (The Organisation for Economic Cooperation and Development), que tem como missão promover políticas que melhorem o bem-estar económico e social das pessoas em todo o mundo.

“Esta missão é uma grande oportunidade para conhecermos e partilharmos as soluções mais inovadoras de diversos países, principalmente de França e do Reino Unido, que são referências mundiais em inovação no setor público”, afirma Joelson Vellozo Junior.

“Será uma verdadeira experiência sobre como tornarmos a inovação um processo mais frequente no nosso dia a dia, trazendo novas reflexões e os impactos na vida das pessoas”, completa.

Esses dias, os especialistas estão participando na 56ª Sessão do Comitê de Governança Pública, em Londres, evento no qual Luis Felipe Monteiro terá oportunidade de apresentar algumas iniciativas do Brasil, como a plataforma de cidadania digital, que tem como objetivo ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais, permitindo, inclusivamente, o acesso por dispositivos móveis.

Além disso, a comissão terá encontros exclusivos com equipas do governo britânico, como a NESTA – The Inovation Fundation, entidade global focada em Inovação e a área Government Digital Service (GDS), sobre os projeto de Inovação Digital. 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor