Cloud reduz impacto das mudanças na NF-e 4.0

CloudRegulação

A Receita Federal estabeleceu que Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) vai mudar para a versão 4.00 e que o prazo para desativar a versão 3.10 é 2 de abril A NF-e 4.0 trouxe significativas mudanças na tecnologia utilizada na comunicação, além de alterações no layout do formato XML.

Para atender as alterações da NF-e 4.00, a Synchro, provedora nacional de soluções fiscais tributárias, oferece o DF-e Manager 3.0 que faz o gerenciamento  de documentos fiscais eletrônicos e está disponível nas modalidades on-premises e Cloud.

Com a solução, as empresas podem gerenciar a emissão e o recebimento da NF-e – tanto na versão 3.10 como na 4.00 – além de outros documentos fiscais eletrônicos disponibilizados pela Secretaria da Fazenda, como Manifestos de Carga Eletrônicos (MDF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

“Otimizar processos é a principal vantagem ao adotar uma solução cloud” diz Rogerio Nihi, Gerente de Desenvolvimento da Synchro.

“Com essa solução, a única preocupação das empresas é ajustar o sistema para geração do novo layout do XML”, acrescenta o executivo.

O responsável afirma, ainda, que a solução on-premises necessita de realizar as atualizações do sistema de comunicação da nova versão, gerando custo para as empresas, enquanto que a solução na nuvem do DF-e Manager abstrai esse processo, uma vez que a atualização é feita pela solução na nuvem. Outro benefício do DF-e Manager é o monitoramento em tempo real do fluxo de atualização de documentos.

“A solução possui um painel para acompanhar todas as transações, garantindo maior visibilidade para o processo e o controle das informações”, explica o gerente. 

O Cloud também tem aderência entre as empresas que buscam por redução de custos. A média de chamados por suporte dos usuários de soluções em nuvem é 30% menor do que os usuários que utilizam soluções on-premises.

“Ao adotar uma solução na nuvem, as empresas eliminam automaticamente custos com suporte técnico e a redução dos chamados está ligada ao aumento da produtividade dos colaboradores”, refere Nihi.

Na visão do executivo, além dos benefícios técnicos e de uso, “as soluções em Cloud garantem que empresas estejam sempre 100% aderentes a mudanças na lei, passando a responsabilidade de acompanhar esses processos para terceiros que são especializados no assunto, possibilitando maior foco em seu core business”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor