Volvo Cars anuncia venda de veículos autônomos para o Uber

InovaçãoMobilidade

A companhia sueca fornecerá utilitário esportivo XC90 entre 2019 e 2021 à empresa de mobilidade para compartilhamento de viagens. O acordo não-exclusivo valoriza a parceria estratégica entre a Volvo Cars e o Uber, anunciada em agosto de 2016, e sinaliza um novo capítulo na convergência das fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia do Vale do Silício.

As empresas assinaram um acordo para o fornecimento de milhares de veículos compatíveis com a tecnologia de condução autônoma, entre 2019 e 2021. O modelo escolhido é o SUV XC90, desenvolvido sobre a plataforma modular da fabricante (SPA, Scalable Platform Architecture).

“A indústria automotiva está sendo redefinida pela tecnologia e a Volvo Cars escolheu ser uma parte ativa dessa disrupção”, disse Håkan Samuelsson, CEO mundial da Volvo Cars.

“Nosso objetivo é ser o fornecedor de veículos com direção autônoma para provedores globais de serviços de compartilhamento de viagens. Este acordo com o Uber é um exemplo primordial dessa estratégia”, acrescentou o executivo.

Os engenheiros da fabricante sueca trabalharam em colaboração com seus pares do Uber para desenvolver o veículo,  incorpora todas as tecnologias de segurança e núcleo autônomo de condução necessárias para que o Uber incorpore à sua própria tecnologia de condução sem motorista.

“Estamos entusiasmados para expandir nossa parceria com a Volvo. Este novo acordo nos coloca no caminho para a produção em massa de veículos autônomos”, indicou Jeff Miller, chefe de Alianças Automotivas do Uber.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor