Duratex usa drone para monitoramento florestal

Inovação

Tecnologia auxilia na identificação mais rápida e efetiva de problemas encontrados nas florestas de Eucalipto e Pinus, estando presente em todas as unidades da empresa nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O equipamento tem apenas 35 centímetros, pesa pouco mais de 1,2 quilo, e é capaz de voar uma distância de até 2.000 metros a uma velocidade de mais de 50 km/h, gerando imagens em tempo real e tirando fotos em alta resolução. O controle do drone é feito  por meio de um tablet, onde o  engenheiro pode analisar as imagens captadas.

“O drone nos auxilia na avaliação da qualidade das florestas de eucalipto, assim como na análise das condições do solo. Seu uso permite resolver, de modo mais rápido e efetivo, problemas encontrados nos plantios”, diz Mário Piazon Neto, engenheiro da área de Qualidade Florestal da Duratex.

duratex-utiliza-drones-monitorar-qualidade-florestas
 

A utilização desta tecnologia para o monitoramento quer ajudar a assegurar que as florestas são manejadas de forma ambientalmente adequada e socialmente benéfica, dado que essa é uma condição para a certificação da FSC (Forest Stewardship Council) que a Duratex detém.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor