MediaTek lança biossensor que transforma smartphones em ferramenta para checagem da saúde

InovaçãoMobilidadeSmartphones

O MediaTek Sensio é o primeiro módulo biossensor 6 em 1 para smartphones que permite o  monitoramento de saúde. A tecnologia facilita a medição da frequência cardíaca, pressão arterial e nível de saturação, entre outros itens, bastando encostar a ponta do dedo no aparelho.

O MediaTek Sensio MT6381, que estará disponível no início de 2018, é uma solução abrangente com software e módulo projetada especificamente para fornecer dados de saúde, consistindo em componentes ópticos, elétricos e de processamento.

A solução customizável e compacta permite que os fabricantes de dispositivos tenham a flexibilidade de incorporar o módulo diretamente em todos os tipos de smartphones, em vez de usar vários sensores, além de poder desenvolver aplicativos proprietários ou adotar versões de terceiros.

O módulo é compacto e usa LEDs e um sensor sensível à luz para medir a absorção de luz vermelha e infravermelha pela ponta dos dedos do usuário. À medida que o usuário toca os sensores e os eletrodos de um dispositivo, o MediaTek Sensio cria um circuito fechado entre o coração e o biossensor para medir formas de onda de ECG e PPG.

O Sensio oferece seis tipos de dados de saúde importantes para o usuário em aproximadamente 60 segundos:

Frequência cardíaca – mede batimentos cardíacos por minuto.
Variação da frequência cardíaca – mede a variação do tempo entre os batimentos cardíacos.
Pressão arterial – mede a pressão arterial para que os usuários possam ter acesso a diversos dados ao longo de um período de tempo.
Nível de saturação (SpO2) – mede a quantidade de oxigênio no sangue.
Eletrocardiograma (ECG) – mede a atividade elétrica do coração durante um período de tempo e a exibe em forma de gráfico.
Fotopletismografia – mede a mudança no volume de sangue.

“Dar às pessoas o poder de acessar suas informações de saúde com um smartphone é um passo importante para tornar o mundo um lugar mais saudável”, destaca Yenchi Lee, Diretor de Marketing de Produtos para negócios wireless da MediaTek.

“Com o biossensor MediaTek Sensio, nosso módulo e software, desenvolvedores e fabricantes de celulares possuem uma solução de monitoramento de saúde integrada e poderosa que oferece informações para o usuário em aproximadamente 60 segundos”, acrescenta o executivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor