Promon Engenharia ganha agilidade e reduz custos com soluções Citrix

CloudVirtualização

Empresa brasileira com atuação em projetos, integração e implementação de soluções complexas de infraestrutura para setores-chave da economia, investiu nas soluções da Citrix para aprimorar o desempenho de seus engenheiros e ganhar agilidade no desenvolvimento de projetos para seus clientes.

Os 60 engenheiros da empresa que atuam no atendimento aos clientes, tinham um grande desafio: como lidar com prazos apertados na criação e apresentação de projetos e conseguir estar próximos aos clientes, especialmente numa cidade como São Paulo que tem os maiores índices de congestionamento do Brasil? A opção que a empresa tinha naquele momento, que passava pela aquisição de hardwares robustos que suportassem softwares de engenharia e arquitetura, esbarrava na questão custo. Equipamentos capazes de rodar softwares gráficos, que usam tecnologia 2D e 3D requerem hardwares mais robusto e caros e esta atualização estava fora do budget.

Como a companhia buscava também reduzir custos, em vez de comprar computadores novos para cada funcionário, a Promon solucionou o problema adotando a virtualização. Através do Citrix XenDesktop e com o novo modelo de hosting da Locaweb Corp, a Promon deixou de investir uma grande quantia na aquisição de novos desktops e ainda agregou mobilidade aos 60 engenheiros que diariamente precisam estar aptos a se deslocar para atender seus clientes. A medida levou a uma economia de 27% nos custos da Promon.

Para que o time de engenheiros tivesse a mesma experiência ao trabalhar remotamente, a equipe técnica teve o cuidado de deixar o ambiente virtualizado igual ao acesso do computador do escritório, evitando a necessidade de treinamentos adicionais ou criação de novas rotinas para acessar as suas ferramentas de trabalho.

“Podemos acessar as informações sobre os projetos em qualquer lugar e em tempo real. Além disso, agora o desempenho das ferramentas depende basicamente da nossa velocidade da navegação e não mais dos nossos PCs”, declara Fabricio Venancio, projetista da Promon.

“A mobilidade não traz só o ganho de poder atender o cliente de qualquer lugar. Ela também garante um conforto e uma boa experiência para o funcionário, já que acessar suas aplicações de trabalho de forma remota via Citrix é exatamente igual à maneira que ele faz na empresa”, afirma Luis Banhara, diretor-geral da Citrix no Brasil.

Para a nova arquitetura tecnológica adotada pela Promon, a empresa contou com a parceria da implementadora Add Value que foi a responsável pela instalação da infraestrutura de Citrix. 

A partir do projeto desenhado, a Locaweb Corp forneceu todo software e hardware necessários, incluindo a gestão total do ambiente, garantindo através de boas práticas e certificações de segurança como o PCI-DSS, o armazenamento seguro das informações.

Através de um modelo flexível de contratação e com previsibilidade de preços, a Promon conta com a possibilidade de crescer a quantidade de usuários de acordo com a sua demanda, sem ter que pagar pela ociosidade. O projeto completo foi implementado em seis meses, contando o período de testes, e está em funcionamento desde janeiro deste ano.