Com apoio do Facebook, Agência Lupa apresenta projeto para as eleições

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A Agência Lupa anunciou, com apoio do Facebook, o Projeto Lupe! integralmente dedicado à checagem de conteúdos relacionados às eleições deste ano no Brasil.

A Agência Lupa anunciou, com apoio do Facebook, o Projeto Lupe! integralmente dedicado à checagem de conteúdos relacionados às eleições deste ano no Brasil.

O projeto, que vem a público no Dia Internacional da Checagem (#FactCheckIt), se divide em quatro partes e traz para o país uma tecnologia de ponta que já foi testada, em períodos eleitorais, por outros membros da International Fact-Checking Network (IFCN), a rede de checadores da qual a Lupa faz parte.

“Quando as pessoas estão bem informadas, elas podem tomar decisões mais acertadas. Queremos ajudar os eleitores a encontrar dados corretos sobre aqueles que poderão vir a ser os líderes do país”, afirma a diretora da agência, Cristina Tardáguila.

Para o Facebook, o apoio à iniciativa da Lupa se insere nos esforços da plataforma para ajudar a construir uma comunidade mais informada e promover o engajamento cívico.

“Queremos, ao mesmo tempo, reduzir a desinformação e promover conteúdo jornalístico de alta qualidade na plataforma”, diz a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel. “O combate à desinformação é um desafio de toda a sociedade e, por isso, estamos trabalhando em parceria com especialistas e organizações, como a Agência Lupa.”

Desde 2015, a Lupa já verificou o grau de veracidade de mais de 3 mil frases – a grande maioria relacionada à política. O novo projeto será hospedado na Página da Agência Lupa no Facebook e incluirá as seguintes ações:

1) Verificação de declarações de candidatos à Presidência, durante o período eleitoral, com a publicação de checagens em formato de textos e vídeos (20 boletins). As declarações feitas por candidatos a governador também serão verificadas, em formato de texto. Todos os candidatos terão direito a se manifestar nas análises publicadas.

2) Um bot no Messenger confrontará palavras-chave nas perguntas feitas pelas pessoas à ferramenta com as checagens que integram o acervo da Agência Lupa. Em seguida, apresentará um resumo breve sobre a conclusão da verificação (verdadeiro, falso, exagerado etc.) e links onde o eleitor pode encontrar mais dados sobre aquele tema. A Agência Lupa selou uma parceria com o AppCívico para trazer ao Brasil um sistema tecnológico inspirado no que a plataforma de fact-checking Les Decodéurs/Le Monde usou durante as eleições presidenciais da França em 2017.

3) Espaço dedicado a checagens de boatos que se repetem e historicamente afetam a reputação e as biografias de presidenciáveis. O levantamento de “mitos-zumbis” será feito junto a equipes de campanhas e aos próprios candidatos. A Agência Lupa será responsável pelo processo de verificação e distribuição do conteúdo.

4) Checagem de informações sobre as regras eleitorais brasileiras, a partir de levantamento feito pelos checadores da Lupa com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O objetivo é esclarecer boatos como “voto em branco vai para quem tem mais votos” e “se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição precisa ser refeita”.