Gilead Sciences lança portal sobre a importância do diagnóstico precoce da Hepatite C

Cloude-MarketingEmpresasInovaçãoNegócios

Site ‘Hepatite C Fala com Você’ reforça a estratégia nacional de conscientização sobre os riscos da doença e incentiva à testagem para hepatite C.

A hepatite C é uma epidemia silenciosa e considerada a mais perigosa das hepatites. Grande parte das pessoas não sabe que são portadores da doença e isso dificulta o tratamento, podendo levar a graves consequências, muitas vezes, irreversíveis. Para conscientizar a população sobre essa patologia e, principalmente, incentivar o diagnóstico, a Gilead Sciences, biofarmacêutica global, que tem a Hepatite C como uma de suas principais áreas terapêuticas de pesquisa e desenvolvimento, lança o portal ‘Hepatite C Fala com Você’(www.hepatitecfalacomvoce.com.br), com explicações médicas e científicas sobre a doença, diagnóstico, tratamentos e doenças relacionadas.

“Nosso objetivo é reforçar e colaborar com a estratégia da Organização Mundial da Saúde que visa a eliminação da Hepatite C até 2030. Nossa iniciativa é oferecer à comunidade uma oportunidade de conhecer mais sobre a doença e se atentar à necessidade de testagem para o vírus (anti-HCV), que é um exame simples feito com uma gota de sangue”, explica Dra. Isabela Dutra, gerente médica da Gilead.

A médica ressalta que apesar da simplicidade do exame para diagnóstico e de estar disponível pelo SUS, os índices de detecção ainda são muito baixos e este é o maior obstáculo a ser vencido quando se pensa em eliminação. Atualmente os tratamentos tem altas taxas de cura, mas primeiro é preciso encontrar os pacientes.

“Há uma longa estrada a percorrer até atingir a meta da OMS de testar 90% das pessoas, mas há grande disposição das autoridades de saúde nacionais em facilitar o conhecimento e entendimento sobre a necessidade de atenção com a hepatite C, objetivo no qual a Gilead está totalmente envolvida”, afirma Isabela.

O site traz informações objetivas e de fácil entendimento. “Neste portal, é possível compreender como a doença se manifesta, como altera os outros órgãos, quais os sintomas mais comuns e também as perguntas mais frequentes relacionadas à hepatite C, despertando no leitor a importância da testagem”, destaca.

A transmissão da Hepatite C se dá por contato com sangue infectado pelo vírus causador da doença.

O vírus da doença pode provocar várias manifestações extra-hepáticas, que são aquelas que surgem em outros órgãos e tecidos além do fígado. “Essas manifestações podem ser leves e discretas, mas algumas vezes são graves, podendo levar à perda da função do órgão, como no caso das manifestações renais”, esclarece a médica e finaliza dizendo que “o tratamento da Hepatite C, nesses casos, pode fazer com que os sintomas melhorem ou até desapareçam”.

Por isso, identificar sinais que possam levar a suspeita da doença é importante e isso é feito através do conhecimento.