CPqD lança app que ajuda deficientes visuais

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) apresentou o aplicativo CPqD Alcance, que tem como objetivo facilitar o uso de smartphones para pessoas que tenham algum tipo de deficiência visual. Inicialmente, o app foi lançado para Android e é gratuito. O app é capaz de falar o que aparece na tela do aparelho,
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) apresentou o aplicativo CPqD Alcance, que tem como objetivo facilitar o uso de smartphones para pessoas que tenham algum tipo de deficiência visual. Inicialmente, o app foi lançado para Android e é gratuito.
O app é capaz de falar o que aparece na tela do aparelho, com múltiplas funções que aparecem em ícones grandes e de alto contraste. Uma nova interface é aplicada sobre a interface padrão do sistema, dando acesso às chamadas telefônicas, agenda de contatos, configurações, leitura e envio de mensagens de texto, relógio e despertador, tocador de música, previsão do tempo, geolocalização e auxílio ao deslocamento.
Quando o usuário passa o dedo sobre os ícones que ficam residentes na tela principal, um aviso sonoro em linguagem corrente descreve a função. Ao usar o toque duplo, o usuário acessa a função desejada.
O aplicativo foi desenvolvido pelo Projeto VozMóvel, fomentado pelo CPqD e Centro de Prevenção à Cegueira (CPC), de Americana, no interior de São Paulo.
Para aperfeiçoar o app, deficientes visuais já testaram sua usabilidade. Segundo o CPqD, o aspecto mais importante trazido pelo app foi a autonomia em relação ao uso do smartphone, pois dispensam a ajuda de outras pessoas. Graças ao aplicativo, o deficiente visual, mesmo com cegueira completa, consegue aproveitar os recursos do aparelho.
O CPqD foi fundado em 1976 e é um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações e TI da América Latina. Localizado na cidade de Campinas (SP), também atua no suporte de diversos setores, tais como telecomunicações, financeiro, energia elétrica, industrial, corporativo e administração pública.