Bug fatal trava aparelhos com iOS 8 com simples mensagem

Uma vulnerabilidade crítica no sistema operacional do iPhone e do iPad permite que um certo conjunto de caracteres, que inclui símbolos e letras do alfabeto árabe, trave os aparelhos. O bug, que mais parece uma backdoor (uma brecha deixada de propósito, na surdina, por algum desenvolvedor) tem o poder de travar o aplicativo de mensagens
Uma vulnerabilidade crítica no sistema operacional do iPhone e do iPad permite que um certo conjunto de caracteres, que inclui símbolos e letras do alfabeto árabe, trave os aparelhos.
O bug, que mais parece uma backdoor (uma brecha deixada de propósito, na surdina, por algum desenvolvedor) tem o poder de travar o aplicativo de mensagens e, em alguns aparelhos, reiniciar o sistema.
O comportamento da mensagem é muito estranho. O aparelho que a manda reinicia automaticamente. Já o que recebe, trava. Mesmo depois de reiniciar, tanto o aparelho que manda quanto o que recebeu ficam sem acesso ao app de mensagens.
A única solução paliativa é receber outra mensagem, que tire da área de notificações a mensagem sombria. A condição para o travamento acontecer é o aparelho estar com a tela desligada, na tela de bloqueio ou na home. Se estiver com o app de mensagens aberto, apenas ele travará.
Para não espalhar o problema, não reproduziremos a mensagem na íntegra, mas ela começa com a palavra “Power”, seguida de alguns espaços e um caractere unicode estranho.
A Apple já emitiu comunicado reconhecendo o problema e afirmou que trabalha em uma solução.
Caso seu aparelho tenha recebido a mensagem maligna, existe um tutorial bem completo no Apple Byte, que ajuda a resolver a questão.
Vale ficar atento ao ícone de configuração para atualizar o sistema assim que for disponibilizada a correção.