AOC lança óculos de realidade virtual

InovaçãoVestíveis

Num momento em que se aguarda a chegada do último grande player no mercado de realidade virtual, a Sony com o PlayStation VR, outras marcas estão mostrando suas tecnologias nesse segmento. É o caso da AOC, marca de monitores de PC que lançou seus óculos de realidade virtual.

Os óculos da AOC têm um desenho comum para esse tipo de equipamento, que a marca chama de “tela imersiva definitiva”. A expectativa é de que os óculos cheguem nas lojas antes do final de 2016, sendo exclusivo do mercado alemão nessa fase inicial, porque a revelação do produto foi feita durante a Gamescom.

A AOC não revelou muitos detalhes sobre os óculos, mas sabe-se que fará parte da iniciativa OSVR (Open Source Virtual Reality) e será compatível com games SteamVR.

Entre outras características estão fones retráteis, dois displays OLED com resolução 1080×1200 por tela e atualização a 90Hz. Os requisitos de PCs ligados aos novos óculos não foram revelados, mas a expectativa é de que exijam um poderoso poder de processamento, como o Oculus Rift, do Facebook.

O diretor de Marketing & Business Management da Asus na EMEA, Stefan Sommer, diz que a entrada na realidade virtual é um passo natural para a empresa. “Enquanto subsidiária do maior fabricante de telas do mundo, a AOC tem estado sempre na linha da frente dos desenvolvimentos no setor de telas, independentemente de se tratar de monitores ou equipamentos HM [head mounted]”, explicou. “Estou certo de que nosso novo equipamento de realidade virtual é apenas o primeiro de muitos outros que estão nos nossos planos. Os clientes da AOC podem esperar novos e incríveis produtos em breve.”

O preço também será atrativo: na Alemanha, onde será lançado, o equipamento custará 399 euros, ou R$ 1,4 mil. É mais barato que o Oculus Rift, que custa em torno de R$ 2 mil.

Entretanto, o mercado está em ebulição. Uma pesquisa recente do Goldman Sachs indicou que a realidade virtual “tem o potencial para gerar uma indústria de milhares de milhões de dólares e revolucionar o mercado, tal como aconteceu com a chegada do PC.”

O potencial de utilização é variado, à semelhança de outros equipamentos como os computadores e os smartphones: jogos, entretenimento em vídeo, educação, eventos ao vivo, saúde, engenharia, varejo, imobiliária, setor militar, entre outros. Só falta que os óculos cheguem em mais mercados com preços mais acessíveis.

Read also :

Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor