Caminhões conectados: Sontra Cargo bate R$5 bilhões transacionados

A Sontra Cargo, plataforma que conecta caminhoneiros e cargas, atinge a marca de R$ 5 bilhões transacionados após os primeiros quatro anos de atuação.
A plataforma da Sontra possui um crescimento médio de 460% desde a sua fundação, tendo atingido 250 mil caminhoneiros cadastrados e 100 mil cargas publicadas ao mês. Uma das primeiras no setor, a empresa desenhou uma plataforma simples para ligar caminhoneiros e embarcadores – com o objetivo de facilitar a conversação, como se as duas partes estivessem negociando pessoalmente.
“Nós criamos uma imensa solução para caminhoneiros e empresas, um intermediador que confere as informações das duas pontas e possibilita segurança para todos” detalha Bruno Torres, diretor de marketing da Sontra.
Dentro da plataforma, os embarcadores indicam o local de retirada da mercadoria, modelo de caminhão e carroceria, além do valor que desejam pagar pelo serviço, por meio do GPS do smarthphone, os motoristas próximos ao local recebem a notificação sobre esse frete e neste momento iniciam a negociação, podendo receber um valor mais alto ou alguma outra condição acordada.
Com a plataforma, diz a Sontra Cargo, os motoristas podem incrementar seu orçamento em até 55% e as empresas diminuem o prazo para encontrar um profissional em até 52%. Para os contratantes também existe uma economia no custo do frete, cerca de 30%, pois muitos caminhoneiros utilizam o aplicativo para preencher possíveis ociosidades de sua capacidade, negociando valores mais baixos. Esse movimento otimiza o mercado de transporte de forma bastante impactante, um exemplo disso é que nesses quatro anos já foram 3,5 milhões fretes realizados.
Para o futuro, o diretor cita que o leque de opções dentro da plataforma deve ampliar, permitindo assim uma solução mais completa para as duas pontas. “Hoje já possuímos check-in, compartilhamento de localização via e-mail, buscas bem refinadas e outras funcionalidades importantes para os profissionais, desejamos atingir um nível de excelência que permitirá um mercado ainda mais estruturado” finaliza.
A Sontra surgiu em um momento de crescimento da tecnologia mobile, para otimizar um mercado de transportes que durante muitos anos se manteve atrelado com o modo de atuação tradicional, ou seja, com processos manuais e pouca utilização da internet.