Questor desenvolve plataforma de auditoria fiscal baseada em IA tributária

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O Analista Fiscal Digital é uma ferramenta desenvolvida pela provedora de soluções tecnológicas em conjunto com a IMendes Consultoria, que além de efetuar a consulta da tributação dos produtos e auditar os dados dos arquivos SPED, aponta as divergências nos lançamentos fiscais e corrige os dados escriturados de forma automática.

A solução correspondeu a um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão e quer revolucionar a escrituração fiscal de impostos e garantir um ganho em relação ao tempo e otimização do processo de conferência dos lançamentos fiscais, por meio da automatização do processo de escrituração.

“O Analista Fiscal Digital é a única ferramenta disponível no mercado brasileiro que, além de efetuar a consulta da tributação dos produtos e auditar os dados dos lançamentos de entradas e saídas, aponta as divergências e corrige os lançamentos escriturados de forma automática, diretamente na base de dados. Além disso, efetua o cálculo da Substituição Tributária e Diferencial de Alíquota gerando a guia da GNRE. A tecnologia aprimora o desempenho e reduz os custos da operação das empresas e escritórios contábeis, garantindo que sua escrituração esteja aplicada de maneira correta”, explica João Pellegrini, CEO da Questor.

O novo Analista Fiscal Digital da Questor audita os dados escriturados no módulo Fiscal dos impostos IPI, PIS e COFINS, ICMS e ICMS ST com base na operação de cada produto/mercadoria de entrada e saída. Por meio desta auditoria, a ferramenta aponta os erros informando a legislação pertinente, corrige os lançamentos com divergência e permite o cálculo da substituição tributária.

A plataforma mantém uma base de conhecimento com mais de 600 milhões de regras tributárias atualizadas diariamente, gerando assim, uma inteligência artificial (IA) tributária. Esse banco de dados fica armazenado em nuvem e é utilizado em tempo real pelo Questor Gestão Contábil, garantindo assim, a aplicação das alíquotas dos impostos de maneira correta na escrituração.

Os recursos tecnológicos da ferramenta oferecem um grande ganho em relação ao tempo e otimização do processo de conferência dos lançamentos fiscais. O colaborador tem acesso a todas as informações da legislação de ICMS dos 26 estados, mais o Distrito Federal, além do PIS, COFINS e IPI.

Além disso, a plataforma realiza o tratamento das exceções no qual o próprio usuário pode definir uma regra específica para determinado produto, cliente, fornecedor ou operação.

“A plataforma Analista Fiscal Digital vem sendo desenvolvida há dez anos. Inicialmente, a plataforma foi utilizada para auditar os dados dos diferentes sistemas das empresas e somente de algumas UF´s. Com a maturidade da ferramenta, passou a atender a legislação dos 27 UF´s”, finaliza o executivo.


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