Dimension Data lança aplicativo para ajudar ciclistas profissionais

AppsMobilidade

A multinacional lançou um aplicativo móvel de saúde e bem-estar no campo de treinamento anual do time profissional de ciclismo da África, o Team Dimension Data for Qhubeka. O Phila, que significa ‘viver’ nas línguas angune, é uma ferramenta personalizada para atender aos requisitos específicos da equipe.

O app monitora o desempenho diário físico e mental dos 39 ciclistas da equipe mundial e continental em dez países. Dados coletados dos esportistas incluem sua localização geográfica, fuso horário, quantidade e qualidade do sono, resposta ao treinamento, dor nos músculos, assim como humor, motivação e níveis de estresse.

 O Phila foi desenvolvido pela área de Prática Digital da Dimension Data junto com os ciclistas da equipe, e a MIK Health, empresa baseada na Austrália, e funciona como uma ferramenta de gestão de compartilhamento de dados e comunicação para o time.

Todos os dias, o aplicativo induz os ciclistas a completar uma avaliação por meio de seus dispositivos móveis. As informações são correlacionadas com dados existentes de treinamento coletados pela aplicação TrainingPeaks do time, e usadas para monitorar o desempenho em treinamento, além do bem-estar e saúde dos competidores.

“Foi crucial desenvolvermos um app fácil de usar 365 dias por ano, onde os ciclistas podem fazer o upload das respostas de suas avaliações em dois ou três minutos”, explicou Dr. Carol Austin, Diretor de Desempenho de Esporte e Médica do Team Dimension Data.

“Nosso objetivo era manter o mínimo de perguntas, mas extrair o máximo de dados possível para identificar quaisquer fatores que possam comprometer a habilidade do ciclista em treinar – mesmo condições climáticas e problemas de equipamento”, acrescenta o executivo.

Por outro lado, Phila é uma maneira simples de captar as principais informações e compartilhá-las com a equipe de suporte do time, que pode responder imediatamente a lesões ou doenças e adaptar os horários de corrida e treinamento de seus ciclistas.

Além disso, permit entender o impacto que as viagens têm na saúde e no desempenho dos ciclistas, por exemplo, o impacto que uma viagem através de fusos horários pode ter nos ciclistas.

“O aplicativo de saúde é apenas um dos componentes do mecanismo de coleta de dados críticos que iremos colocar na plataforma de análises, atualmente em desenvolvimento para o Team Dimension Data. Esses dados serão realçados com conjuntos de dados adicionais e com a implementação da solução de machine learning junto com a análise preditiva para melhorar o planejamento de equipe e a gestão do desempenho”, disse Scott Gibson, Diretor de Prática Digital da Dimension Data.

“Da mesma forma que acreditamos que as tecnologias da nova era digital irão ajudar nossos clientes a alcançar seus resultados de negócio, pretendemos desenvolver tecnologias digitais que irão ajudar o Team Dimension Data a alcançar sua visão de 2020 de ganhar o Tour de France”, completa.

 

Read also :

Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor