Pesquisa indica que assistentes virtuais podem ser a chave para a felicidade no trabalho

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Um estudo da Cisco mostra que as pessoas ao redor do mundo estão preparadas para trabalhar ao lado de colegas de equipe virtuais, sendo 95% dos entrevistados acreditam que a Inteligência Artificial pode melhorar tarefas no ambiente corporativo. No Brasil, 51% dos entrevistados também são a favor de IA.

A pesquisa foi realizada com 2.270 executivos em 10 países (Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Brasil, México, Austrália, Índia e China) e tinha como objetivo saber como as pessoas se sentem em relação às tecnologias avançadas no ambiente de trabalho. O estudo veio na sequência do recente anúncio sobre o Cisco Spark Assistant, o primeiro assistente de voz do mundo para reuniões.

Com 52 questões, o estudo identificou que 94% dos entrevistados disseram que têm ‘pavor de reuniões’ e ainda, 45% dos chamados inovadores afirmaram ‘dedicar mais da metade do dia a reuniões’. Claramente, qualquer coisa que puder ser feita para tornar as reuniões mais agradáveis será uma grande mudança.

‘Estamos otimistas’. A maioria das pessoas pensa que os avanços tecnológicos vão originar mais empregos, e não desemprego em massa. Além disso, acreditam que as máquinas vão liberá-las de tarefas entediantes e possibilitar mais tempo para que se dediquem a questões mais relevantes.

Quase todos os profissionais entrevistados (95%) disseram acreditar que a Inteligência Artificial pode melhorar tarefas de trabalho como agendar reuniões, tomar notas ou digitar documentos e e-mails. Já 6 em cada 10 funcionários demonstraram otimismo ao afirmar que acreditam que os avanços tecnológicos vão gerar mais trabalho e que um assistente virtual beneficiaria sua equipe, mais da metade dos inquiridos disse que poderia aumentar a produtividade (57%) e o foco (51%).

Além disso, seis em cada 10 pessoas querem contar com Inteligência Artificial para trabalhos duros como agendar reuniões e tomar notas. Talvez, surpreendentemente, 39% dos entrevistados que disseram não confiar na Inteligência Artificial indicaram que teriam prazer em direcionar suas tarefas menos favoritas à tecnologia.

Por outro lado, 82% delas afirmaram que seriam mais produtivas se também tivessem um assistente virtual. Quando questionada sobre a satisfação no trabalho, metade das pessoas com assistentes humanos se dizem estar muito satisfeitas. Somente 32% daquelas sem nenhum assistente humano afirmaram estar muito satisfeitas. Isso sugere que possibilitar assistentes virtuais aos funcionários possa elevar os níveis de satisfação e até mesmo de felicidade no trabalho

Foi descrito um cenário em que um bot participaria de uma reunião, apontaria os tópicos discutidos e apresentaria uma análise. Nove em cada 10 pessoas manifestaram interesse ou empolgação em relação à ideia. Muito poucas ficariam “apavoradas” ou não interessadas.

Outra das conclusões refere que 62% de todos os trabalhadores entrevistados esperam que a dinâmica com assistentes virtuais eventualmente substitua por completo a digitação. Já três em cada 10 gostariam de abandonar o teclado nos próximos cinco anos.

A privacidade dos dados é importante. Apesar da empolgação, as pessoas têm preocupações. Assim, 65% dos entrevistados afirmaram que segurança é uma importante preocupação para eles e, aqueles que não usariam o assistente do Google ou Alexa no trabalho, citaram a privacidade dos dados e preocupações com a segurança como as duas principais razões (42% dos entrevistados).

Cenário Brasil inclui entrevista com 217 pessoas

No Brasil, 51% acreditam que a Inteligência Artificial vai criar mais empregos. Enquanto que 8% acreditam que o AI pode eliminar vagas de trabalho  e 51% apontam que o auxílio para serem mais organizados foi o principal fator de motivação para adotar um assistente virtual. Já 49% dos entrevistados informaram que foi a conveniência.

Dos que usam assistente virtual, 45% fazem uso para criar lembretes, 42% para anotações e mensagens de texto;, 41% para ligar para as pessoas, 40% para calendário de eventos e 33% para confirmar dados. 

A nível de áreas, a TI (67%), P&D (61%), Marketing (57%), Vendas (55%), Finanças (48%) e Recursos Humanos (40%) seriam as mais beneficiadas pela adoção de assistentes virtuais, de acordo com os entrevistados.

“Assim como as pessoas entrevistadas nessa pesquisa, estou otimista em relação às possibilidades oferecidas pela Inteligência Artificial para tornar nossa rotina no trabalho melhor”, comenta Rowan Trollope, vice-presidente sênior e gerente geral de Applications Group da Cisco. E finaliza, “Trabalhar em uma empresa aprimorada pela Inteligência Artificial significa ter mais oportunidade para ser bem-sucedido e mais flexibilidade para realizar um trabalho gratificante”.

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