TIM promove inovação com ajuda de seus colaboradores

InovaçãoNegóciosOperadorasRedes

Primeira edição do Hackhaton TIM OPEN, com os colaboradores para a criação de soluções inovadoras, aconteceu no passado dia 21, na sede da empresa, no Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo estimular um ecossistema dentro da operadora para que os profissionais pensem em soluções diferentes para os produtos e serviços da empresa.

Nesta primeira edição, o Hackhaton TIM OPEN selecionou vinte colaboradores, entre programadores, profissionais de software, designers, engenheiros de telecom, profissionais de marketing, empreendedores, que tiveram um dia para criar e implantar soluções baseadas em APIs de mensageria, localização e autenticação. A equipe vencedora apresentará a iniciativa para a diretoria da TIM.

“O objetivo é fomentar a inovação colaborativa, reforçando também os pilares estratégicos da empresa. A expectativa é que nossos colaboradores tragam soluções que possam melhorar a experiência dos nossos clientes. O hackhaton é parte do nosso programa de Open Innovation, potencializando as iniciativas de parceiros externos, mas também dos talentos internos da TIM.”, diz Luis Minoru Shibata, Vice-Presidente de Estratégia e Inovação da TIM Brasil.

A inovação é um dos pilares da TIM e a operadora criará um ambiente com tecnologia de última geração no seu prédio, em São Paulo, para receber startups e parceiros focados no desenvolvimento de novas soluções e modelos de negócio. 

A empresa tem ainda o programa de Open Innovation, que busca parcerias de empresas com interesses de negócios complementares, como é o caso do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para um programa de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a operadora e a instituição focado em Internet das Coisas.

Outra parceria importante é com o Cubo Coworking Itaú, espaço para atuação de startups em São Paulo. A operadora fornece toda a infraestrutura de rede ultra banda larga ao local e também tem o papel de tutora em determinados projetos, contribuindo com conhecimento e troca de experiência no dia a dia dos empreendedores.