Câmara Clips é o novo gadget com IA da Google

Mobilidade

A Google está apostando no Google Clips, uma câmara digital de bolso que decide por si mesmo se uma imagem é interessante o suficiente para captar.

A Google está apostando no Google Clips, uma câmara digital de bolso que decide por si mesmo se uma imagem é interessante o suficiente para captar.

O dispositivo, que irá ter um custo de US$ 249 nos Estados Unidos, foi projetado para ficar em cima de móveis ou outros objetos fixos e captura automaticamente assuntos que se aproximam do visor. Mas ao contrário de algumas trilhas ou câmaras de segurança que são ativadas por movimento ou programadas em temporizadores, o Clips é mais criterioso. O Google treinou seu cérebro eletrônico para reconhecer sorrisos, rostos humanos, cães, gatos e sequências rápidas de movimento.

A empresa vê grande potencial com os pais e donos de animais que procuram pegar fotos de suas crianças e animais. O Clips grava vídeos de sete segundos, sem áudio, que podem ser editados em GIFs ou em fotos de alta definição. Essas imagens podem ser baixadas e compartilhadas via smartphone.

No entanto, a maior ambição do Google é o domínio e comercialização da inteligência artificial, uma área com grande investimento dentro da empresa. Os executivos do Google afirmam que o sucesso requer uma estreita integração entre hardware e software, razão pela qual o gigante do mecanismo de busca continua a se conectar à eletrônica de consumo.

A empresa ainda não domina o mercado, embora os alto-falantes inteligentes do Google Home, os dongles de TV Chromecast e os smartphones Pixel tenham conquistado muitos dos consumidores.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor