Stefanini desenvolve solução digital para potencializar vendas da AGCO

EmpresasMobilidadeNegóciosSoftware

Nova solução foi criada a partir da abordagem criativa Stefanini Dive, que propõe uma ação imersiva na empresa para identificar o desafio de negócio e a melhor forma de solucioná-lo.

AGCO, fabricante alemã de equipamentos agrícolas, desafiou a Stefanini, a criar soluções disruptivas para a sua área de vendas.

Para desenvolver e validar uma nova solução para a AGCO, a Stefanini utilizou a abordagem criativa Stefanini Dive, que contempla uma abordagem imersiva no cliente ao longo de cinco dias, para compreender o desafio, avaliar novas soluções, criar e testar. Neste período, equipes da Stefanini e da fabricante trabalharam de maneira colaborativa e com metodologias de Desgin ThinkingDesign Sprint e Lean Startup, desde a concepção da dificuldade até a entrega de um protótipo validado da ferramenta desenvolvida.

A área comercial da AGCO necessitava de um catálogo on-line que pudesse ser navegado durante uma visita na fazenda do cliente para facilitar o processo de vendas. “Oferecemos inúmeros implementos agrícolas, produtos com variadas configurações. O principal desafio foi justamente a identificação da melhor solução para o nosso problema. Nesse sentido, a abordagem Dive da Stefanini foi fundamental, pois participaram pessoas de diferentes áreas de negócio da AGCO e os parceiros nas concessionárias. Durante o processo identificamos diversos requisitos que não haviam sido levantados, como a necessidade de uso “offline” do aplicativo e um suporte para usuários com pouco conhecimento nos produtos”, afirma Juarez Poletto Junior, gerente de Aplicações para América do Sul da AGCO.

Segundo Breno Barros, diretor de Inovação & Negócios Digitais da Stefanini, o objetivo da AGCO era implementar uma solução digital, que ajudasse os vendedores no momento de visitar os clientes e concluir as vendas. “Apoiamos o cliente em todo o ciclo de vida da solução, desde a concepção até o lançamento. O mais importante é que atuamos juntos, compartilhando riscos, na busca de uma solução que auxiliasse o cliente em seu objetivo de negócio. Com esse trabalho em equipe, foi possível chegar a resultados rápidos, com o lançamento da solução digital para o seu time de vendedores”, afirma.

Com a solução desenhada pela Stefanini, a AGCO conseguiu customizar os orçamentos em tempo real, realizar precificação, mesmo em ambiente sem a conexão com a internet, além de reduzir o esforço de treinamento dos vendedores e garantir um atendimento mais rápido e preciso ao cliente final.

O executivo da AGCO afirma que vem recebendo feedbacks positivos dos usuários. “A nova ferramenta digital suporta a força de vendas das concessionárias, proporcionando uma navegação rápida pelo catálogo de implementos agrícolas, a criação de cotações e facilitando o processo de venda dos produtos. Esperamos expandir o modelo para outras linhas de produtos, tais como colheitadeiras, pulverizadores e tratores”, destaca Juarez Poletto Junior.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor