Bancos completam transação de 25 milhões de euros em blockchain

FinançasInovaçãoNegócios

Os bancos Credit Suisse e Ing completaram uma transação de empréstimo de títulos no valor de 25 milhões de euros usando software baseado em blockchain.

Os bancos Credit Suisse e Ing completaram uma transação de empréstimo de títulos no valor de 25 milhões de euros usando software baseado em blockchain.

O anúncio foi feito pelas duas empresas esta quinta-feira e mostra como cada vez mais projetos estão envolvendo a tecnologia que está por detrás das criptomoedas e como esses projetos têm cada vez mais resultado.

A transação envolveu os bancos trocando cestas de valores mobiliários através de uma aplicação da empresa de tecnologia financeira HQLAx construída com um tipo de blockchain criada pelo consórcio bancário R3.

Esta troca foi um dos primeiros exemplos de uma transação de mercado de capital da vida real que ocorre em um sistema que usa o blockchain, um ledger distribuído que é mantido por uma rede de computadores na internet, disseram as empresas envolvidas.

“Isso foi muito mais do que uma prova de conceito em um laboratório vedado”, disse Charley Cooper, diretor-gerente da R3. “Estas são instituições reguladas em um mercado real e é uma demonstração única de que as soluções de blockchain estão sendo implantadas em configurações comerciais”.

Os bancos investiram milhões no desenvolvimento de aplicativos de blockchain, com a esperança de que possam ajudá-los a reduzir custos e simplificar alguns processos de back office, como a liquidação de negociações de valores mobiliários.

Enquanto as instituições financeiras anunciaram muitos testes e experiências usando o blockchain, a tecnologia ainda está em seus primeiros dias e são poucas as aplicações que estão sendo usadas.

Read also :

Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor