EUA não esteve preparado para ciberataque russo

CyberwarSegurança

O principal general dos EUA na Europa disse que o governo dos Estados Unidos não teve uma abordagem efetiva para lidar com a ameaça cibernética da Rússia.

O principal general dos EUA na Europa disse que o governo dos Estados Unidos não teve uma abordagem unificada efetiva para lidar com a ameaça cibernética da Rússia.

Autoridades norte-americanas advertiram repetidamente que a Rússia está tentando interferir nas eleições de 2018 nos Estados Unidos por meio de hackear ou usar mídias sociais para espalhar propaganda e relatórios enganosos, como aconteceu durante a corrida presidencial de 2016.

Os legisladores, em particular os democratas, acusaram a administração de Trump de fazer muito pouco para combater a pirataria. Alguns legisladores enfatizaram a necessidade de uma “abordagem global do governo”.

“Eu não acredito que haja uma unificação efetiva em toda as agências, com a energia e o foco que podemos alcançar”, disse o general do exército dos EUA, Curtis Scaparrotti, que também é o Comandante Supremo Aliado da OTAN, na Europa, a uma audiência do Comitê de Serviços Armados do Senado.

Scaparrotti foi questionado pelo senador Jack Reed, o principal democrata da comissão, se acreditava que as diferentes partes do governo tiveram um esforço coordenado para enfrentar a ameaça cibernética da Rússia. O general disse aos legisladores que a compreensão dos Estados Unidos da infra-estrutura cibernética russa não era satisfatória.

“Nós estamos entendendo melhor isso, (mas) eu não iria caracterizá-lo como uma boa imagem neste momento, não é satisfatório para mim”, disse ele.

As agências de inteligência dos EUA determinaram que a Rússia procurou influenciar as eleições presidenciais de 2016 para impulsionar o candidato republicano Trump. A descoberta sombreou seus 14 meses na Casa Branca em meio a várias investigações do Congresso. Moscou nega a intromissão. Trump negou a colusão entre seus associados e a Rússia.

Read also :

Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor