Kaspersky Lab planeja novo data center

CloudData Center

A Kaspersky Lab planeja abrir um centro de dados na Suíça para atender às preocupações dos governos ocidentais de que a Rússia explora seu software.

A Kaspersky Lab planeja abrir um centro de dados na Suíça para atender às preocupações dos governos ocidentais de que a Rússia explora seu software anti-vírus para espionar clientes, de acordo com documentos internos vistos pela Reuters.

A Kaspersky está configurando o centro em resposta a ações nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Lituânia no ano passado para parar de usar os produtos da empresa, de acordo com os documentos, que foram confirmados por uma pessoa com conhecimento direto da questão.

A ação é o último esforço da Kaspersky, um líder mundial em software anti-vírus, para desistir das acusações do governo dos EUA e de outros que a empresa espia clientes a pedido da inteligência russa. O ano passado, os EUA solicitaram às agências governamentais civis que removessem o software Kaspersky de suas redes.

Kaspersky rejeitou fortemente as acusações e apresentou uma ação judicial contra a proibição dos EUA. As alegações dos EUA foram o “gatilho” para a criação do centro de dados suíço, disse a pessoa familiarizada com os planos suecos de Kapersky, mas não o único fator.

“O mundo está mudando”, disseram eles, falando sob anonimato ao discutir negócios internos da empresa. “Há mais balcanização e protecionismo”. A pessoa se recusou a fornecer mais detalhes sobre o novo projeto, mas acrescentou: “Isso não é apenas uma tentativa de PR. Estamos realmente mudando nossa infraestrutura de P & D “.

A Kaspersky Lab lançou uma campanha em outubro para dissipar as preocupações sobre uma possível colusão com o governo russo, prometendo permitir que especialistas independentes examinem seu software para vulnerabilidades de segurança e “portas traseiras” que os governos poderiam explorar para espionar seus clientes.

A empresa também disse na época que abriria “centros de transparência” na Ásia, Europa e Estados Unidos, mas não forneceu detalhes. A nova instalação suíça é apelidada do Swiss Transparency Center, de acordo com os documentos.

Read also :