CPqD anuncia nova versão da plataforma aberta dojot

EmpresasNegócios

A plataforma aberta dojot, desenvolvida com o objetivo de acelerar a criação de aplicações de IoT, está ganhando uma nova versão, chamada de Aikido.

A plataforma aberta dojot, desenvolvida pelo CPqD com o objetivo de acelerar a criação de aplicações de Internet das Coisas (IoT), está ganhando uma nova versão, que recebeu o nome de Aikido. O lançamento foi anunciado no evento dojot IoT day, realizado nas instalações do CPqD, durante o qual foram apresentados os novos recursos da plataforma.

“O desenvolvimento da dojot continua, com foco nas demandas do mercado e do ecossistema voltado à oferta de soluções IoT”, afirma Maurício Casotti, responsável de marketing da dojot no CPqD. “Nesse sentido, a versão Aikido reforça os três pilares que orientaram a criação dessa plataforma: facilidade de uso, rapidez no desenvolvimento de aplicações e segurança na implantação”, acrescenta.

Uma interface de operação mais intuitiva e a visão da distribuição dos dispositivos em um mapa são alguns dos novos recursos que, segundo Casotti, tornam a dojot Aikido ainda mais fácil de usar. Além disso, ele destaca a atualização dos dados de exibição em tempo real, a visão de alarmes da plataforma e a possibilidade de integração com o CPqD Billing, para facilitar a cobrança em modelos de negócios complexos dentro do ecossistema IoT.  

Já funcionalidades como gerenciamento de templates de dispositivos, de atualizações de firmware e suporte à atuação em dispositivos (para configuração e envio de comandos a partir da plataforma) são recursos que tornam a nova versão da dojot ainda mais rápida para desenvolver aplicações IoT. “Nesse quesito, uma funcionalidade importante é a de function as a service (FaaS), que permite usar a dojot para disponibilizar funções criadas fora dela para todo o ecossistema de IoT”, ressalta Casotti.

Read also :