Empresas de mercados tradicionais investem em tecnologias para se destacar

Inovação

Encontrar um diferencial é ainda mais necessário nos mercados tradicionais e já estabelecidos como o varejo, contábil, imobiliárias e consumo, por exemplo.

Para que uma empresa se destaque em sua área de atuação é fundamental que ela se diferencie das concorrentes. Encontrar esse diferencial é ainda mais necessário nos mercados tradicionais e já estabelecidos como o varejo, contábil, imobiliárias e consumo, por exemplo.

No atual contexto, está cada vez mais claro que a chave para um negócio se destacar é usando a inovação e, na grande maioria das vezes a tecnologia é uma aliada

O processo atual na escolha de um imóvel para comprar, por exemplo, demanda muito tempo entre visitas e conversas com corretores. Pensando nisso, Gustavo Vaz criou a EmCasa, imobiliária digital que está revolucionando o setor. “Minha mãe foi corretora por 14 anos e eu acompanhei de perto o mercado imobiliário. É um setor que não se atualizou, onde as empresas, os produtos e os problemas são os mesmos há mais de 50 anos. O serviço gera insatisfação para os três lados: compradores, proprietários e corretores”, explica Vaz.

A EmCasa inova ao proporcionar uma experiência de tour virtual – tanto em 3D, quanto em realidade virtual, antes do comprador visitar o imóvel. Ao acessar o site, em apenas alguns cliques, o futuro comprador é inserido no ambiente do imóvel que tem interesse em visitar, e, então, conhece todos os cômodos, decoração e espaço físico da casa ou apartamento. “A ideia é trazer tecnologia e praticidade para a rotina das pessoas. Visitar imóveis, geralmente, demanda um tempo grande e, poder fazer isso sem sair do sofá de casa, é algo que facilita muito o momento da decisão!”, reitera Vaz.

Atendendo às demandas do mercado, o setor óptico também utiliza tecnologia para inovar e atrair novos clientes. Considerado o maior e-commerce de óculos e lentes de contato do Brasil, a eÓtica investe na personalização para auxiliar o consumidor no momento da compra. Entre alguns serviços oferecidos pela empresa está o Personal Stylist, onde o cliente envia uma foto do rosto e uma profissional indica os modelos e armações ideais para ela, levando em conta o tom de pele, tamanho do rosto e diversos outros fatores.

Outra solução criada pela eÓtica é o NaMedida, ferramenta que auxilia a escolha do óculos de grau de forma direcionada. Todos os óculos possuem códigos de identificação e, pela ferramenta, o cliente digita as três medidas de um óculos que já possui. O site, então, sugere todos os modelos com tamanhos e formato similares. “Muitas vezes o cliente tem medo de comprar um modelo, por não saber qual o tamanho e como se ajustaria no rosto. Com essas ferramentas, permitimos que ele compre novos óculos sem medo de saber se vai dar certo ou não no formato/tamanho”, explica Bruno.

Também ambientado em um contexto tradicionalmente burocrático, a Contabilizei está revolucionando o mercado contábil brasileiro ao utilizar tecnologia para simplificar processos e automatizar rotinas, gerando até 90% de economia mensal para PMEs. “A Contabilizei nasceu para simplificar a vida do empreendedor”, explica Vitor Torres, cofundador e CEO da empresa, que atualmente tem mais de 5.000 clientes em todo Brasil.