Gartner mostra como convencer o Conselho de Administração a investir

EmpresasNegócios

O Gartner alerta que Data e Analytics (D&A) tem estado no topo das prioridades dos CIOs (Chief Information Officers) por muitos anos.

O Gartner alerta que Data e Analytics (D&A) tem estado no topo das prioridades dos CIOs (Chief Information Officers) por muitos anos. No entanto, para atingir níveis de maturidade em Data e Analytics e trazer para as empresas as maiores vantagens, as diversas áreas da organização devem desenvolver suas habilidades, ou seja, Data & Analytics devem fazer parte do dia a dia de todos os executivos e, em alguns casos, podem até ser tema para discussões estratégicas no Conselho de Administração das companhias.

O Gartner destaca que quase tudo apresentado ao Conselho de Administração é enquadrado como “vital” ou “crítico” e, por isso, muitas vezes esse ambiente pode ser desafiador e cético por analisar e discutir simultaneamente várias iniciativas que competem por atenção. Segundo Lydia Clougherty Jones, Diretora de Pesquisas do Gartner, e Frank Buytendijk, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner, não é tão simples apresentar temas a Conselhos Administração, pois as discussões podem apresentar conflitos.

O Gartner aconselha usar linguagem de negócios ao proporcionar conhecimento sobre detalhes técnicos de Data & Analytics. É comum tentar explicar tudo sobre temas que temos paixão, porém as reuniões de Conselhos de Administração sempre vão direto ao ponto e focam em benefícios estratégicos para os negócios. Por isso, é crucial conectar D&A ao Conselho que é o mais alto nível organizacional das empresas, estando acima inclusive da equipe de gestão.

Um líder de D&A pode dizer a seguinte afirmação sobre sua estratégia de crescimento: “Temos um alvo de crescimento agressivo de 20%. Pelo menos 60% dessa oportunidade de aumento estão nas vendas casadas ou vendas cruzadas dentro de nossa própria base de clientes. Isso significa que precisamos ter um entendimento melhor de quem são nossos consumidores e do que eles realmente precisam. Esse tipo de análise é possível com soluções de D&A”.

Ao mesmo tempo, mostre que você faz sua lição de casa ao incluir detalhes adicionais como parte de um apêndice. Nem todo executivo irá ver isso, mas fornecer informações complementares mostra preparação e respeito pelos interlocutores.

Certifique-se que quando você ajusta uma apresentação para que ela seja curta, você não pode eliminar a parte do engajamento. A contextualização é uma parte importante para captar o interesse do Conselho de Administração. Uma maneira de fazer isso é dividir a história em quatro sessões.