Santander InnoVentures investe pela primeira vez no Brasil

FinançasNegócios

O Santander InnoVentures, fundo de capital de risco financeiro do Grupo Santander, anunciou um investimento na startup Creditas.

O Santander InnoVentures, fundo de capital de risco financeiro do Grupo Santander, anunciou um investimento na startup Creditas, a principal plataforma brasileira de empréstimos com garantia. Este é o primeiro aporte do Santander InnoVentures no Brasil e o segundo na América Latina.

A Creditas também anunciou um aumento em sua rodada de financiamento da Série-C para US$ 55 milhões com a entrada do Santander InnoVentures e Amadeus Capital Partners. A rodada foi liderada pela Vostok Emerging Finance (VEF), fundo de investimento cotizado na Bolsa da Suécia focado em fintechs de mercados emergentes.

Manuel Silva, sócio e diretor de Investimento do Santander InnoVentures afirma que o Brasil é um mercado central para o Santander e está animado em fazer o primeiro investimento em um ecossistema tão próspero. “Acreditamos fortemente na inovação das fintechs brasileiras e vemos Sergio Furio, fundador e CEO da Creditas, como um grande exemplo da nova geração de empreendedores no Brasil que estão redefinindo os serviços financeiros. Estamos muito animados em nos juntarmos a ele e a seus investidores na construção do sucesso da Creditas”.

A Creditas cresceu sete vezes nos últimos 12 meses e planeja usar os novos recursos para apoiar seu plano de expansão, com investimentos significativos em tecnologia e crescimento na base de clientes. Com uma equipe de 365 pessoas, a Creditas visa desenvolver novos produtos e explorar outros mercados nos próximos meses..

Sergio Furio afirmou que “estamos orgulhosos por ser o primeiro investimento do Santander InnoVentures no Brasil, um marco que reconhece a mudança no comportamento do consumidor e a necessidade de ter plataformas totalmente digitais para entregar os mais complexos produtos de crédito com garantia. Nosso objetivo é liderar a disseminação de empréstimos com garantia no Brasil, como principal instrumento para reduzir as taxas de juros aos consumidores, promovendo comportamentos saudáveis e produtivos de endividamento. Queremos manter o crescimento acelerado nos próximos anos. Estamos apenas no começo e queremos ser 30 vezes maiores em três anos”.

O investidor global em tecnologia, Amadeus Capital, também se juntou à rodada de financiamentos pela terceira vez no Brasil. Pat Burtis, sócio do Amadeus, declarou: “O empréstimo garantido é uma grande oportunidade inexplorada no País. Estamos muito satisfeitos em apoiar a equipe da Creditas no desenvolvimento deste negócio pioneiro”.

A Creditas é uma plataforma de crédito segura e digital, com a missão de reduzir a dívida do consumidor brasileiro oferecendo empréstimos com garantia a preços mais acessíveis. Os brasileiros estão pagando altas taxas de juros em empréstimos sem garantia, enquanto aproximadamente 70% das casas e carros estão quitados. A Creditas alavanca esses ativos, que representam US$3 trilhões no país, para oferecer empréstimos com garantia de imóveis e automóveis a taxas mais razoáveis, como é a norma em mercados como os EUA e a Europa. A Creditas foi fundada em 2012 por Sergio Furio e está sediada em São Paulo.