Microsoft apoia laboratório de inovação do Banco Central

Inovação

A Microsoft Brasil é uma das empresas apoiadoras do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) do Banco Central do Brasil (BC).

A Microsoft Brasil é uma das empresas apoiadoras do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT) do Banco Central do Brasil (BC). A iniciativa visa criar um ambiente virtual colaborativo para fomentar projetos de pesquisa e inovação tecnológica na indústria financeira e nas atividades de supervisão e regulação exercidas pelo próprio BC. A Microsoft participa do LIFT disponibilizando aos participantes seus serviços de nuvem na plataforma Azure para desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

As empresas interessadas em participar, incluindo fintechs e grandes bancos, podem acessar o site do LIFT, verificar a lista de temas e tecnologias estabelecidas pelo programa e submeter seus projetos. Um comitê do BC e da FENASBAC (Federação Nacional dos Servidores do Banco Central), que também possui membros da Microsoft, irá avaliar as propostas e selecionar aqueles que cumprirem os requisitos. Estes terão acesso gratuito às tecnologias e mentoria da Microsoft para desenvolvimento do protótipo em até 90 dias. Após finalizado, o projeto será submetido para avaliação do comitê e apresentados os resultados.

A Microsoft dará suporte aos projetos selecionados para que as empresas possam criar seu protótipo com base em diversas aplicações, na nuvem inteligente da Microsoft, como Serviços Cognitivos, Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outros.

“Já somos parceiros do BC em projetos de inovação colaborativa. Estamos muito animados em apoiar este laboratório que consolida a importância Banco Central, como órgão regulador das instituições financeiras brasileiras, de incentivar inovação na indústria financeira. A Transformação Digital está proporcionando grandes mudanças nos serviços financeiros e a tecnologia é primordial para prover vantagem competitiva aos bancos”, afirma Ronan Damasco, Diretor de Tecnologia da Microsoft Brasil.

O laboratório é composto por seis etapas: definição dos temas de interesse para submissão dos projetos; avaliação e seleção das propostas; incubação em Laboratório Virtual; suporte e desenvolvimento dos protótipos funcionais; apresentação e avaliação dos protótipos; e por fim, apresentação de resultados.