Volvo Cars e Volvo Trucks compartilham dados em tempo real

Inovação

A Volvo Cars e a fabricante de caminhões Volvo Trucks compartilharão dados em tempo real para ampliar a cobertura da tecnologia de segurança conectada.

A Volvo Cars e a fabricante de caminhões Volvo Trucks compartilharão dados em tempo real para ampliar a cobertura da tecnologia de segurança conectada das empresas, baseadas em um sistema em nuvem que permite aos veículos se comunicar e alertar motoristas sobre riscos próximos.

Esta é a primeira vez que a fabricante sueca compartilha dados relacionados à segurança com outra companhia. A colaboração com a Volvo Trucks representa o primeiro passo para alcançar uma quantidade significativa de veículos conectados que poderia resultar em um impacto importante na segurança geral do tráfego.

A partir de 2018, informações anônimas serão compartilhadas em tempo real entre alguns caminhões Volvo selecionados, vendidos na Suécia e na Noruega, que possuem sistemas de alerta de perigo da própria empresa, e os carros equipados com o sistema de Alerta Luminoso de Perigo da Volvo Cars.

A Volvo Cars tem um forte histórico de dividir conhecimentos de segurança com o objetivo de salvar o maior número possível de vidas. Em 1959, a fabricante abriu mão da patente do cinto de segurança de três pontos para todas as demais montadoras, salvando cerca de um milhão de vidas aproximadamente até hoje.

“Compartilhar dados de segurança em tempo real com base em nossa tecnologia de segurança conectada pode ajudar a evitar acidentes”, disse Malin Ekholm, vice-presidente do Centro de Segurança da Volvo Cars. “Quanto mais veículos tivermos trocando informações de segurança a todo momento, mais protegidas estarão nossas estradas. Estamos ansiosos para estabelecer novas colaborações com outros parceiros que partilham do nosso compromisso com a segurança no trânsito”.

A tecnologia de Alerta Luminoso de Perigo da companhia é a primeira deste tipo na indústria automotiva. Tão logo qualquer Volvo equipado com o sistema acione suas luzes de perigo, um alerta é enviado aos carros da marca próximos e conectados ao serviço de nuvem, avisando os motoristas do risco e os ajudando a evitar possíveis acidentes. Isso é particularmente útil em pontos cegos e no topo de subidas de estrada.

“A segurança conectada permite que os motoristas da Volvo virtualmente ‘vejam ao virar a esquina’ e evitem uma situação crítica ou acidente antes que aconteça”, disse Malin Ekholm. “A capacidade de ver mais à frente e evitar riscos é algo que queremos compartilhar com o maior número possível de motoristas”.

Read also :