Engemon e Equinix recebem certificação internacional por data center sustentável

CloudData Center

Batizado de SP3 e localizado em Santana de Parnaíba (SP), o data center foi desenvolvido com base nos conceitos de green building, o que levou à conquista da certificação Leed Gold.

A Engemon conquistou junto com a Equinix, companhia de serviços de data center e interconexão, o selo Leed GOLD, da United States Green Building Council (USGBC), certificação internacional para prédios construídos com o conceito green building focados na preservação do meio ambiente.

Para receber a certificação internacional, a obra precisou atender aos pré-requisitos de economia de 75% de água potável e a reciclagem de 99% dos resíduos da construção, contando com uma central de armazenamento instalada no canteiro de obras.

Para Robson Rocha, CEO da Engemon, essa certificação é reflexo de um trabalho em conjunto. “A sustentabilidade é uma das causas da Engemon, como empresa. Prezamos sempre por elaborar projetos que contemplem as melhores práticas de preservação do meio ambiente”, explica e completa: “E, quando os nossos valores estão alinhados aos do cliente, como no caso da Equinix, conquistar o selo torna-se uma consequência natural”.

Segundo Robson, a categoria da certificação aplicada na obra Equinix SP3, foi a CORE & SHELL que indica que o empreendimento foi projetado e construído com estratégias destinadas a alcançar alto desempenho. “Nosso foco com essa obra foi implementar um data center funcional e tecnológico, mas com a máxima preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais”.

Para Peter Preta, Diretor de Operações IBX e Construção da Equinix no Brasil, a certificação evidencia a conformidade da companhia com os mais rigorosos padrões de gerenciamento de energia e construção ecológica. “Com mais de 180 data centers em mais de 44 mercados nos cinco continentes, a Equinix é uma cidadã do mundo. O compromisso com a sustentabilidade corporativa está presente em todos os lugares onde atuamos e no Brasil não seria diferente”, afirma Peter.

Batizado de SP3, a obra foi realizada em sistema turn key, “chave na mão”, com engenharia de construção civil, instalações elétrica e hidráulica, sistema de Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sistemas de CFTV e controle de acesso, além de supervisórios de facilities e consumo de energia.

Além disso, possui sistemas especiais para detecção, alarme e combate a incêndio, que engloba o sistema de extinção de fogo Water Mist por nebulização de água em alta pressão. O data center da Equinix possui capacidade para mais de 2800 racks.

Para tornar o espaço mais sustentável, é utilizada também uma nova tecnologia de refrigeração, que integra soluções de resfriamento evaporativo de ar e free cooling indireto. Com objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica, métodos de controle automático de iluminação e sistema de iluminação em LED também foram implantados. Além disso, o data center possui um sistema de geração de energia através de painéis solares que alimenta os escritórios e áreas comuns dele.

Read also :