IBM 5 in 5: ideias para ajudar a garantir um futuro mais sustentável

InovaçãoTecnologia Verde

As previsões IBM 5 in 5 deste ano estão focadas em acelerar a descoberta de novos materiais para permitir um futuro mais sustentável.

Com 2020 a caminhar a passos grandes para o seu final, é tempo de balanço e perspetivas. A cada ano, a IBM apresenta cinco maneiras pelas quais acredita que a tecnologia transformará fundamentalmente os negócios e a sociedade nos próximos cinco anos. Ideias lançadas com base no trabalho realizado nos laboratórios globais da IBM Research e nas tendências gerais da indústria.

As previsões do IBM 5 in 5 deste ano estão focadas em acelerar a descoberta de novos materiais para permitir um futuro mais sustentável. Em consonância com a chamada global das Nações Unidas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os pesquisadores da IBM estão trabalhando para acelerar a descoberta de novos materiais capazes de endereçar os principais problemas globais: energia limpa, promoção de ações para melhorar a saúde da população mundial e o fortalecimento de práticas de sustentabilidade, produção responsável e ação climática.

Nesse sentido, a primeira previsão da IBM diz respeito à captura eficiente de dióxido de carbono de nossa sobrecarregada atmosfera e armazenamento com segurança para mitigar mudanças do clima. Nos próximos cinco anos, «seremos capazes de capturar o CO2 do ar e transformá-lo em algo útil», acredita a IBM.

A segunda previsão diz respeito à capacidade de encontrar maneiras mais sustentáveis de cultivar safras “para alimentar nossa crescente população” e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de carbono mas existe também a necessidade de repensar baterias e armazenamento de energia antes de ter que repensar nosso mundo.

A IBM fala ainda em aprender com o passado para um futuro mais saudável, pelo que nos próximos cinco anos, pretende contribuir para a criação de tratamentos na área de saúde, auxiliando médicos e profissionais da linha de frente no combate a novos vírus potencialmente fatais e em uma escala maior do é atualmente possível.

Uma ultima previsão diz ainda respeito à necessidade de criar dispositivos eletrônicos mais sustentáveis. Nos próximos cinco anos, “avançaremos na fabricação de materiais, permitindo que os fabricantes de semicondutores melhorem a sustentabilidade de seus produtos”, diz a IBM.

Normalmente, leva-se cerca de 10 anos e mais de US$10-US$ 100 milhões em média para descobrir um novo material com propriedades específicas mas a IBM “pretende reduzir as duas variáveis: o número de anos e o custo, em 90%, com a ajuda de tecnologias como inteligência artificial (IA), amplificação de dados com computação clássica tradicional e computação quântica emergente, e os chamados ‘modelos generativos’ e automação de laboratório, por meio da nuvem híbrida aberta».

As previsões o IBM 5 in 5 “demonstram o que é possível alcançar quando uma abordagem científica é aplicada para encontrar novos métodos e soluções para os desafios que o mundo enfrenta”.