Brasil sofre grande ataque hacker

Segurança

Superior Tribunal de Justiça, Ministério da Saúde e Distrito Federal foram alvos de cibercriminosos, que obtiveram acesso a informações sigilosas.

Foram vários os órgãos de poder atacados por hackers estas terça-feira no Brasil. O Superior Tribunal de Justiça, o Ministério da Saúde e o Distrito Federal estão entre os alvos principais de cibercriminosos, que obtiveram acesso a informações sigilosas.

O STJ, até o momento, é o órgão mais impactado pela ofensiva dos hackers e, embora não se saiba ainda se o hackeamento foi orquestrado ou não, é certo que os sistemas do Datasus, do Ministério da Saúde, e do Governo do Distrito Federal (GDF) estão fora do ar.

Alguns sistemas da Receita Federal também foram alvo da ação, falando-se no risco global de perder algumas informações acedidas.

São já vários os especialistas em segurança cibernética que não hesitam em considerar este o maior ataque cibernético já sofrido pelo governo brasileiro em termos de impacto, desde sempre.

A Polícia Federal iniciou já uma investigação ao ocorrido e diferentes órgãos de tecnologia estão tentando resgatar os dados que estão criptografados.

Ainda que esse tipo de ataque não seja incomum, o que chama atenção é a forma orquestrada com que vários órgãos federais foram atacados de uma só vez.

 

Read also :