Operadoras brasileiras não aceitam reunião com embaixador dos EUA

As operadoras nacionais preferiram não comparecer na reunião pedida pelo embaixador da América no Brasil. Em causa o 5G e o possível banimento da Huawei.
Ainda que o governo brasileiro esteja a estudar uma aliança com Estados Unidos e Japão, as operadoras nacionais buscam manter a sua distância relativa às discussões envolvendo o possível banimento da Huawei do 5G por cá.
Recentemente, o governo dos EUA ofereceu um financiamento para a compra de equipamentos às operadoras, assim como também o embaixador do país no Brasil, Todd Chapman, as convidou para uma reunião a acontecer em São Paulo.
Contudo, vários especialistas disseram que o convite não foi bem aceito pelas empresas que acabaram não comparecendo a este encontro.
As operadoras acham impróprio um encontro entre autoridades de um país estrangeiro com empresas do Brasil, sem estar também presente o governo local.
Recorde-se que um possível banimento da Huawei ainda é motivo de discussões no seio do Governo Bolsonaro, porque o Brasil corre o risco de se indispor com a China, um seu importante maior parceiro comercial.
De acordo com a Folha, a embaixada dos EUA não quis comentar o assunto assim como as quatro operadoras nacionais envolvidas.