Banco Central abre inscrições para testes de projetos inovadores

Inovação

A análise das propostas deve acontecer até 25 de junho.

O Banco Central abriu as inscrições do seu Sandbox Regulatório.

De acordo com informação da Agência Brasil, o prazo vai até o dia 19 de março e os formulários e instruções para envio de projetos estão disponíveis na página do BC.

O Sandbox Regulatório é uma iniciativa para empresas e instituições financeiras testarem projetos inovadores (produtos ou serviços experimentais) na área financeira ou de pagamento com clientes reais, sujeitos a requisitos regulatórios específicos.

O Banco Central irá selecionar 10 projetos (podendo ser ampliado em até 50%), com duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Nesse primeiro ciclo do seu Sandbox Regulatório, o BC dará prioridade a projetos que tratem de temas como mercado de câmbio, finanças sustentáveis, inclusão financeira, fomento ao crédito para microempreendedores e empresas de pequeno porte, aumento da competitividade, Open Banking, Pix e crédito rural.

Entretanto, inovações em outras áreas também podem ser propostas, desde que atendam aos critérios de seleção e que seja uma atividade que não possa ser executada dentro do ambiente regulatório em vigor.

De acordo com o BC, a participação é aberta a qualquer pessoa jurídica de direito privado, independente do tipo de sociedade, a prestadores de serviços notariais e de registro, às empresas públicas e às sociedades de economia mista.

Os potenciais benefícios para o mercado, segundo Damaso, diretor do BC, “são a introdução de novos modelos e tecnologias e oferta de produtos e serviços”.