Consultoria pelo Telessaúde aumenta 90% em 2020

ProjetosSetor Público

O serviço conta, atualmente, 19 especialidades médicas, além de enfermeiros, odontólogos, nutricionista, farmacêutico e psicólogo.

O serviço de teleconsultoria disponibilizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul (MS), por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, aumentou 90% em 2020.

A ferramenta é um dos serviços oferecidos pelo Programa Telessaúde Brasil Redes em Mato Grosso do Sul.

Esta iniciativa atua como ferramenta organizativa, visando a aumentar a solução de procedimentos relacionados à Atenção Primária de Saúde.

A ferramenta vai ainda favorecer a coordenação do cuidado, promover adesão terapêutica e estimular a prevenção à saúde.

Segundo a coordenadora Estadual de Telessaúde MS, Márcia Bogena Cereser Tomasi, este aumento no acesso ao serviço “está associado à necessidade das equipes de saúde de encontrar alternativas e soluções de atendimento durante a pandemia”.

Assim sendo, “as teleconsultorias tendem a reduzir deslocamentos geográficos desnecessários de usuários do SUS, ao aumentar a capacidade de resolução de problemas de saúde pelas equipes”, diz a mesma responsável.

Além da teleconsultoria, a iniciativa oferta ainda o telediagnóstico (voltados a assistência), tele-educação e Segunda Opinião Formativa (processos educacionais e/ou de gestão e processos de trabalho).

O serviço de teleconsultoria conta, atualmente, 19 especialidades médicas, além de enfermeiros, odontólogos, nutricionista, farmacêutico e psicólogo.