HPE leva computador ao espaço

Empresas

A máquina pretende testar se servidores de baixo custo, disponíveis na Terra, podem ser equipados com recursos de software que os tornem mais confiáveis em toda a operação no espaço.

A Estação Espacial Internacional vai passar a contar com um novo computador HPE.

Este upgrade em sua capacidade de processamento de dados, chega através da espaçonave de carga Cygnus, da Northrop Grumman.

Ela promete levar ao espaço o Spaceborne Computer-2 (SBC-2), uma máquina  com recursos de inteligência artificial da Hewlett Packard Enterprise (HPE).

O SBC-2 vai ajudar na “aceleração da exploração do espaço” e também permitir aumentar a autossuficiência dos astronautas.

Ele trabalhará ainda no processamento de dados em tempo real, reduzindo o tempo necessário para chegar a resultados em diferentes experimentos.

A ISS já tem vários computadores a bordo mas a sua exposição a raios cósmicos, níveis de radiação mais altos do que na Terra e restrições na dissipação de calor e consumo de energia, faz com que seja necessário usar sistemas desenhados para responder aos rigores do espaço.

O projeto Spaceborne Computer pretende testar se servidores de baixo custo, disponíveis aqui na Terra, podem ser equipados com recursos de software que os tornem mais confiáveis para sobreviver ao lançamento em um foguete e a toda a operação no espaço.

Read also :