IX.br bate recorde histórico na Internet

Mobilidade

Foi atingido 16 Tbit/s de pico de tráfego Web logo no início do mês de Março.

O IX.br, um conjunto de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTT), bateu novo recorde histórico no dia 7 de março.

Nessa altura, ele atingiu o pico de troca de tráfego de 16 Tbit/s.

A marca simboliza um crescimento de 60% na comparação com o número registrado no mesmo mês do ano anterior.

Sendo esta uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o IX.br (Brasil Internet Exchange) implanta e promove infraestrutura necessária para a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil.

“Há um ano, o tráfego agregado das 33 localidades em que o IX.br está presente chegava a 10Tbit/s, e agora, alcançou 16 Tbit/s. Essa elevação expressiva também foi observada no PTT de São Paulo, que, na terça-feira (9/3), atingiu 12 Tbit/s, 50% a mais do que em março de 2020”, destaca Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

Segundo o gerente de infraestrutura do IX.br, Júlio Sirota, esses números se justificam em parte “pelo aumento na procura por conexão aos nossos IXPs (Internet Exchange Points ou PTT em Português), com 924 novas conexões no período e 527 novos participantes, sendo 377 em São Paulo”.

Na avaliação de Sirota, essa elevação não se deve necessariamente à pandemia COVID-19 que, em função do distanciamento social e das restrições de mobilidade, acabou por alavancar o uso da Internet. “Houve um acréscimo em março do ano passado, no início da pandemia na ordem de 15%, juntamente com uma mudança no perfil do tráfego diário, que ficou mais semelhante ao dos domingos. A partir de junho de 2020, o perfil de tráfego retornou ao padrão normal, sendo que o aumento no tráfego continuou muito consistente”.

Read also :