Sistema Nacional de Emprego foi modernizado

EmpregoGestão

Objetivo é promover maior autonomia digital para trabalhadores e empregadores a partir de uma nova forma de processo seletivo.

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, deu mais um passo para tornar mais eficiente o atendimento aos trabalhadores no Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A nova ferramenta – que já está disponível – foi implementada para aprimorar não só o atendimento no balcão, mas também agilizar o processo de redirecionamento do trabalhador às vagas ofertadas.

O secretário especial da Sepec, Carlos Da Costa, explicou que isso será feito a partir do cruzamento de informações do mercado de trabalho da localidade do trabalhador com as informações contidas nas plataformas digitais do Sine.

“A implementação desse projeto de modernização do Sine, totalmente baseado em IA, reforça o nosso compromisso de longo prazo com o país, que já dura 32 anos, e é um exemplo de como a tecnologia, quando usada da forma correta, pode gerar grandes benefícios para a sociedade”, destacou a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino.

A implantação da plataforma inteligente de orientação profissional nas unidades de atendimento do Sine ocorrerá de forma gradual.

O lançamento atenderá inicialmente os entes parceiros do sistema nos estados do Paraná, Minas Gerais, Ceará e Bahia, para que sejam aprimorados os processos de orientação profissional. Em seguida, a plataforma será ofertada para os demais estados parceiros e, posteriormente, aos municípios parceiros do Sine.