Inteligência Artificial vai ter impacto positivo na competitividade da indústria

Inovação

Cerca de 76% das empresas brasileiras acreditam que a Inteligência Artificial terá alto impacto na competitividade de seus negócios.

Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) revelam que 76% das empresas brasileiras acreditam que a Inteligência Artificial terá alto impacto na competitividade de seus negócios.

O estudo, sobre a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Inteligência Artificial, ouviu 164 empresas de diferentes portes e segmentos e faz parte das ações da Rede MCTI/EMBRAPII de Inovação em IA.

A maior parte das empresas que responderam ao questionamento faz parte da indústria de transformação e, igualmente, de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O estudo, coletado em fevereiro, apresenta as grandes necessidades das empresas para que possam ser entregues soluções para tornar o setor industrial ainda mais inovador.

A utilização de algum sistema ou ferramenta com IA ainda não acontece em 24,7% das empresas enquanto 94,5% consideram a possibilidade de fazer projetos de P&D, em parceria com centros de pesquisa da Rede MCTI-EMBRAPII de Inovação em IA.

O mesmo será dizer que gostariam de ter acesso a uma infraestrutura e aos recursos financeiros não reembolsáveis, que podem chegar a até 50%. Recorde que, atualmente, a rede tem disponível R$ 70 milhões não reembolsáveis disponíveis à indústria para inovar.

Em termos das áreas de aplicação para aumentar a competitividade, contam-se manufatura preditiva (13,4%), soluções de análises de imagens (13,2%) e sistema em tempo real (12,5%), sistemas de manufatura (12,3%) e IoT (10,2%).

As empresas acreditam ser importante o desenvolvimento de ações de capacitação em IA para os colaboradores e 26% indicaram dar prioridade à formação da área técnica, voltada para trabalhadores da empresa com foco na resolução de problemas

A EMBRAPII já apoiou mais de 174 empresas com o desenvolvimento de projetos que superam as 193 novas ideias com Inteligência Artificial e somam R$ 213 milhões em investimento.

Read also :