Siemens mostra tecnologias e soluções que estão revolucionando o chão de fábrica

Mercado

A companhia oferece ao mercado um portfólio completo voltado à Transformação Digital com base nos conceitos da Indústria 4.0.

A Siemens tem desempenhado seu papel na transformação digital dos mais variados setores industriais por oferecer ao mercado um pacote completo de tecnologias e soluções inteligentes voltadas à Indústria 4.0.

Por meio do portfólio Digital Enterprise, a companhia auxilia empresas de todos os tamanhos a implementarem tecnologias voltadas à automação e digitalização de seus processos de produção.

Entre os benefícios gerados pela adoção de novas tecnologias estão a produção mais flexível, maior produtividade, redução de custos e desenvolvimento de novos modelos de negócios.

As soluções inteligentes também tornam as empresas mais sustentáveis “já que geram redução no consumo de energia com a otimização e melhor gestão das atividades, além de melhorar o monitoramento dos processos industriais e o controle da linha de produção evitando desperdícios”.

Conforme explicou Pablo Fava, CEO da Siemens, “a transformação digital com o uso de novas tecnologias é hoje fundamental para as empresas melhorarem seus desempenhos e serem mais competitivas, além de gerar benefícios para parceiros e colaborar com o meio ambiente”.

Algumas das tecnologias e soluções da companhia voltadas à Indústria 4.0 são o Gêmeo Digital, que faz a representação virtual de um produto, processo de produção ou de seu desempenho e o Edge Computing que tem tornado os processos de produção em campo mais fáceis, flexíveis e seguros ao armazenar e processar os dados localmente, sem a necessidade de enviá-los para a nuvem (Cloud Computing).

Outras tecnologias a ter em conta são a MindSphere (plataforma aberta IoT), a realidade virtual – a tecnologia foi adotada pela Siemens no início da pandemia com o uso de óculos de realidade virtual em atividades das áreas de Smart Infrastructure e Digital Industries – a realidade aumentada ou a inteligência artificial e o 5G Industrial.

Neste último caso, trata-se de responder à necessidade de as indústrias melhorarem constantemente os seus processos e encontrarem maneiras inovadoras de impulsioná-los para a frente, a fim de permanecerem competitivas e serem capazes de responder rapidamente às mudanças nas exigências do mercado.

Read also :