Brasil e Israel firmam acordo

InovaçãoInvestigação

O acordo prevê que os dois países realizem pesquisas científicas e tecnológicas conjuntas mas também que desenvolvam programas e projetos a par. 

O Acordo de Cooperação em Ciência e Tecnologia firmado entre o Brasil e Israel foi agora aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Assinado pelo ministro Marcos Pontes, este acordo prevê que os dois países realizem pesquisas científicas e tecnológicas conjuntas mas também que desenvolvam programas e projetos a par.

Vai ser ainda possível a Israel e ao Brasil fornecer e trocar equipamentos para pesquisa ao mesmo tempo que incentivam a participação dos representantes de seus países em mesas-redondas, seminários, palestras ou workshops sobre a temática da cooperação.

Brasil e Israel compartilham uma já grande história de cooperação nas áreas científicas e tecnológicas, no setor agrícola e nas áreas da defesa e em temas militares.

O Brasil está ocupando a 71ª posição no ranking mundial de competitividade do “Global Competitiveness Report”; já no que diz respeito a Israel, está no 20º lugar, sendo líder no ranking de competitividade no Oriente Médio e no Norte da África.

Israel é ainda o país que investe a maior proporção de seu PIB em Pesquisa e Desenvolvimento (em torno de 4,3%).

Read also :